Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Para ser oficial da Polícia Militar do Rio, a aprtir de agora, os novos candidatos deverão ter curso superior em Direito. A nova exigência foi anunciada em edital divulgado dia 20, na abertura das inscrições para o concurso, que irão até o dia 15 de janeiro. A mudança foi anunciada após dois anos sem novos concursos para oficiais da corporação e ocorreu justamente por causa de uma reformulação na seleção dos oficiais.
Especialistas comentaram a mudança em um vídeo divulgado na página da corporação. “Acho que a Polícia Militar só terá ganhos com isso. Não só pela melhoria na formação do seu quadro de oficiais, mas também porque facilitará a comunicação com os envolvidos na Segurança Pública, como delegados, promotores, defensores, juízes. Os oficiais são os responsáveis por orientar a tropa nas questões jurídicas”, afirmou a juíza Ana Paula Barros, da Auditoria de Justiça Militar.
Publicidade
O presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar é a favor da exigência do curso de Direito. Mas analisa que isso acarretará estranheza entre os outros oficiais, já que antes era necessário ter somente o Ensino Médio completo para ingressar na academia. “Essa mudança de paradigma é dura. Há o medo que o padrão de cultura jurídico possa superar o padrão de cultura deles. Mas é necessário que haja certas mudanças”, opinou.
O edital possui questões polêmicas como a proibição de tatuagens consideradas “ofensivas à moral e bons costumes”, além da proibição de candidatos com histórico de transplante de órgãos, tumores malignos (mesmo que curados) e cicatrizes deformantes.
Publicidade
A banca do concurso será de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). O último concurso, em 2015, foi realizado pela Exatus, quando houve pela primeira vez a retirada da seleção pelo vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
CONFIRA AS REGRAS
Publicidade
?BACHAREL EM DIREITO
Como pré-requisito para ingresso, será exigido o Nível Superior de escolaridade, com formação específica de Bacharel em Direito.
Publicidade
IDADE
Mínima de 18 anos e máxima de 35 completos até a data da matrícula no Curso de Formação.
ALTURA
Possuir estatura mínima de 1,65 m, para o sexo masculino, e mínima de 1,60 m, para o sexo feminino.
Publicidade
TATUAGENS
Proibidas em áreas visíveis do corpo. O candidato que tiver tatuagem que afete o decoro exigido aos integrantes da Polícia Militar, discriminatórias, preconceituosas, atentatórias à moral, aos bons costumes, à ordem pública, ou ainda que cultuem violência ou façam algum tipo de apologia ao crime serão eliminados.
ENFERMIDADES
Não serão aceitos: candidatos com antecedentes de enfermidade psiquiátrica, uso prolongado de psicofármacos ou internação em clínicas especializadas nessas moléstias; neoplasia maligna, mesmo que considerada curada; histórico de transplante de órgãos; e com doenças cutâneas incuráveis.
Publicidade
DEFICIENTES FÍSICOS
Não serão aceitos candidatos com alguma deficiência física. Também não serão os que possuem anomalia congênita ou adquirida que comprometa a funcionalidade do corpo, como: deformidade, retrações, abaulamentos.
VAGAS
Serão oferecidas 50 vagas, a serem disputadas para o ano letivo de 2017,sendo 45 (quarenta e cinco) vagas para homens e outras cinco para mulheres. Haverá reserva de vagas para negros e índios.