Por rafael.nascimento
Rio - O voo JJ8078 da Latam, que sairia do aeroporto do Galeão com destino a Nova York, teve uma pane no painel de controle e o piloto precisou retornar ao solo após a tentativa de decolagem. Com a atitude do comandante, os pneus da aeronave derreteram. Toda a saga aconteceu à 0h45 desta segunda-feira com pelo menos 300 pessoas a bordo da aeronave. Após o incidente, os passageiros permaneceram dentro do transporte por cerca de duas horas sem nenhuma informação. 

"O avião já estava na velocidade máxima quando do nada o piloto deu uma freada e parou o avião. Ficamos no meio da pista e meia hora depois ele informou que teve que parar a decolagem após ele notar um problema no painel de controle", lembra o universitário Luis Araújo. 

Voo sairia do Rio com destino a Nova York às 0h50 desta segunda-feira Agência O Dia

De acordo com o estudante, após a freada, os passageiros começaram a sentir um forte cheiro de queimado que estaria vindo das rodas da aeronave. "Acredito que houve um superaquecimento dos pneus, pois quando saímos de dentro do avião, vimos que eles estavam derretidos", afirmou o estudante.

Não bastasse a não decolagem, os passageiros ficaram dentro do avião até às 3h30 da manhã. As pessoas que estavam a bordo foram levadas para o Terminal de Embarque do Galeão. "Estávamos prontos para decolar, quando o avião acelerou para decolagem e o voo foi abortado. O pior de tudo foi ficar 3 horas dentro do avião sem informação. Um silêncio imenso". 
Comunicado de cancelamento do voo JJ8078 (Rio/Nova York) Agência O Dia

Ao tentarem retirar as bagagens da aeronave, a Latam teria informado que não seria possível, pois a Receita Federal teria proibido. Passageiros foram levados para um hotel no Centro do Rio, apenas com a roupa do corpo. "O pior foi o descaso da Latam. Ficamos sem informação dentro do avião e ainda não sabemos onde estavam nossas malas", conta a funcionária pública Ana Paula Araújo.

Os passageiros reclamaram do descaso da Latam. Segundo eles, em nenhum momento funcionários da empresa souberam explicar o que aconteceu. Ainda de acordo com esses passageiros, as informações foram desencontradas durante todo o tempo. A reportagem apurou que o voo de 0h50 foi cancelado e remarcado para às 17h20, quase 17 horas depois do programado.

Publicidade
Em resposta ao DIA, a Latam informou que "devido a uma questão técnica na aeronave teve de abortar a decolagem ainda em solo, em completa segurança. O voo foi reprogramado sob o número, com decolagem prevista para hoje, às 17h50 (horário de Brasília)". A  empresa lamentou o ocorrido e informou que está prestando a assistência necessária aos passageiros. Por fim, a Latam afirmou que "abortar a decolagem é um procedimento padrão de segurança na aviação, e que segue as mais rigorosas normas, atendendo a regulamentação das autoridades brasileiras e internacionais".
A Receita Federal foi procurada para comentar o motivo da proibição da retirada das malas do avião. O órgão não respondeu as perguntas da reportagem. 
Publicidade
Reportagem do estagiário Rafael Nascimento