Por bianca.lobianco
Rio - Já considerada a maior trilha de longo curso do Brasil, a Transcarioca será inaugurada no dia 11. Turistas e moradores poderão desfrutar o Rio caminhando por suas florestas. A nova atração da cidade possui 180 km de extensão, devidamente demarcados nos dois sentidos. Dos 25 trechos da trilha, 23 já estão sinalizados e podem ser percorridos pelos visitantes.
As caminhadas poderão ser feitas dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca e dos parques naturais municipais de Grumari, da Cidade, da Catacumba, Paisagem Carioca e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
Publicidade
“Uma iniciativa como essa no Brasil significa apresentar ao cidadão paisagens belíssimas que precisam ser conservadas”, destaca Ricardo Soavinski, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo ele, a Transcarioca foi idealizada em 1990, mas ficou na gaveta por muitos anos e saiu do papel graças à ação de mais de mil voluntários, da parceria entre governos, gestores dos parques e diversas instituições que abraçaram a causa.
Um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial www.trilhatranscarioca.com.br serão lançados no dia da abertura oficial, onde o visitante encontrará fotos, mapas, tracklogs no Google Maps e todas as informações necessárias para planejar cada caminhada.