Por thiago.antunes

Rio - Faltando um ano e sete meses para as eleições de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará sua pré-candidatura à Presidência. O evento será dia 20, na sede do PT de São Paulo, e contará com a presença de artistas e intelectuais como Chico Buarque, Leonardo Boff e Aderbal Freire Filho. Dirigentes nacionais de partidos aliados, como PDT e PCdoB, também vão participar da cerimônia.

O objetivo dos petistas com tamanha antecedência é obter apoio popular e fortalecer — de certa forma até proteger — a imagem de Lula em meio à tormenta da Operação Lava Jato. A recente divulgação de pesquisas de intenção de voto, nas quais Lula aparece na liderança, animou a militância.

Amizade e esculacho

Sobre o desejo do presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, de ter o apoio de Eduardo Paes (PMDB) e Jorge Picciani (PMDB) a Lula em 2018, um peemedebista, amigo de Paes, avalia: “Ele se dá muito bem com o Lula. Tudo depende do partido em que vai estar ano que vem. Mas é muita cara de pau do Quaquá, né? O PT esculachou a candidatura do Pedro Paulo (à prefeitura) e agora vem pedir apoio?”. Paes, aliás, retornou ontem à noite para os Estados Unidos.

De longe

Responsável pela exoneração da maioria dos servidores comissionados da gestão de Paes — o que levou a prefeitura a ter que recontratar boa parte logo depois —, Marcelo Faulhaber perdeu espaço na prefeitura. Embora ainda goze de algum prestígio com Marcelo Crivella, praticamente sumiu da administração municipal.

Laços de família

Uma pessoa ouvida pelo Ministério Público Federal sugeriu uma estratégia para obter informações sobre supostas atividades ilícitas de Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa: envolver nas investigações o filho Felipe, único que, por não ser político, não tem foro privilegiado. Disse aos promotores que Márcia, mãe de Felipe e ex-mulher de Picciani, acabaria contando o que sabe.

Laços de família 2

Ministro e homem de confiança do presidente Michel Temer, Moreira Franco foi à Missa de Sétimo Dia do irmão, em Ipanema, no sábado. Nelson, que lutava há anos contra um câncer, era coordenador de Mudanças Climáticas da prefeitura.

Crítica à Liesa

Ex-presidente da RioTur, Nestor Rocha condena a decisão da Liesa de, por conta dos acidentes com carros alegóricos, não rebaixar nenhuma escola de samba este ano. “Isso pode virar jurisprudência no futuro”, reclama o atual vice-presidente do Tribunal de Contas do Município.

Você pode gostar