Por thiago.antunes

Rio - Com a greve dos funcionários terceirizados, que já dura dois meses, postos do Detran na Região Sul do estado estão fechados ou em funcionamento parcial, o que fez aumentar o tempo de espera nas filas de agendamento na Capital. Cidadãos levam até 30 dias para conseguir atendimento nos postos do Rio. Por telefone ou pela internet a situação é a mesma: é preciso paciência e muita persistência para conseguir um horário na Capital.

A Joyce Almeida, de 28 anos, precisava renovar a Carteira de Habilitação e levou quase 30 dias para resolver. “Trabalho e não tenho tempo para ficar tentando por longos períodos no computador até abrir um horário, pedi à minha mãe para me ajudar”, contou a jovem. Sua mãe, Andreia Guimarães, 48 anos, disse que tentou até de madrugada.

“Só abria vaga para Bangu, São Gonçalo… Esperei mas não abria nada perto do Engenho de Dentro. Acabei marcando para Itaboraí. Longe demais. E minha filha ainda vai ter que voltar lá (em Itaboraí) para buscar a Habilitação, eles não entregam em um posto por aqui. Um absurdo isso”, relatou Andreia.

Muita pessoas tentam obter informações no posto do Detran no Largo do Machado%2C depois de enfrentarem dificuldades para agendar atendimento nas unidades do RioAlexandre Brum / Agência O Dia

Com medo de não conseguir agendar a renovação de sua Habilitação mais uma vez, o gestor de segurança, Marcio Oliveira, passou no posto do Detran do Catete, Zona Sul, para se certificar de que encontraria funcionários no local, pois na primeira tentativa, ao chegar no local agendado o posto estava fechado.

“Fui no posto da Haddock Lobo antes do Carnaval e não tinha ninguém, vazio. Agora vou tentar agendar pelo telefone porque já tentei pela internet e não tinha vaga para lugar algum. Sem contar que você preenche uma série de informações para no final descobrir que não tem vaga”, desabafou Oliveira.

Segundo informações do Detran, o posto de Barra do Piraí continua fechado para atendimento. Já os de Barra Mansa, Mendes, Três Rios, Valença, Vassouras e Maricá funcionam apenas para entrega de Habilitação. Com isso, os postos da capital e Região Metropolitana e Região dos Lagos sobrecarregaram. Os funcionários terceirizados, contratados pela Prol, desde o início de janeiro, alegam que os últimos salários não vem sendo pagos. A Prol preferiu não se pronunciar.

Marcio Oliveira espera renovar sua Habilitação dentro do prazo Alexandre Brum / Agência O Dia

O Detran, no entanto, diz que ampliou o leque de oferta de datas disponíveis para os usuários de três para dez dias, o que deve desafogar a fila de espera que se formou. Sem mencionar uma data, o Detran informou, também, que está sendo providenciada uma licitação para a contratação de nova empresa para serviços terceirizados.

Para tirar segunda via da carteira, motorista perdeu as férias inteiras

O problema com agendamentos, seja via telefone ou via internet, se repete inúmeras vezes. O contador, Thiago Freitas, de 33 anos, por exemplo, acabou perdendo as férias por não ter conseguido agendar a segunda via de sua Habilitação.

“Fui assaltado no dia 16 de fevereiro e com a Polícia Civil em greve, não quis esperar e paguei logo um Duda para retirar a segunda via, mas só consegui agendar para hoje (ontem), em Ipanema. Ia viajar para Santos, de carro com amigos, mas não pude ir, o outro amigo que dirigia acabou sendo assaltado também e levaram sua Habilitação. Éramos os únicos habilitados. Muito desagradável”, contou.

O contador lembra que uma das primeiras opções de agendamento era para Paracambi. “Quase não acreditei”, revelou.  História parecida aconteceu com o Josenaldo Moraes, de 40 anos. Ele tentou agendar a renovação de sua Habilitação na Quarta-Feira de Cinzas mas as vagas disponíveis eram apenas para Itaboraí, Região dos Lagos, Angra dos Reis e São Gonçalo. Ele mora em Santa Teresa, Região Central da cidade.

“Não queria deixar para depois e insisti. No final do dia tentei de novo e por sorte apareceu uma vaga para o posto do Catete. Mas foi isso, tive que dedicar meu dia à isso, um serviço que deveria estar disponível e funcionando regularmente”, disse.

Você pode gostar