Por tabata.uchoa

Rio - Secretário de Ciência e Tecnologia, Pedro Fernandes (PMDB) admitiu a aliados que “errou na mão” com o governador Luiz Fernando Pezão. Desde que assumiu o cargo em fevereiro, Fernandes, que convocou até protesto para pressionar, tem feito duras críticas ao governo. Reclamou do atraso no salário de professores da pasta e do fato de sua secretaria não receber recursos do Fundeb, via governo federal, o que viabilizaria os pagamentos.

“Errei na mão. Reconheço. Mas talvez, se eu não tivesse feito o que fiz, não teria conseguido chamar atenção para a causa”, disse a pessoas próximas de Pezão. O governador ficou de equiparar a condição de professores da Faetec e do CAP Uerj à de professores da Secretaria de Educação.

Orelha quente
Antes do mea-culpa, Fernandes fora chamado de “imaturo” numa roda de conversa no Palácio Guanabara. “É bem qualificado, mas falta a ele a experiência”, completou um dos confidentes de Pezão.

Guarda armada
O vereador Jones Moura (PSD) marcou encontro com o deputado estadual Bruno Dauaire (PR). Ambos querem que a proposta de armar a Guarda Municipal, aventada pela prefeitura de Marcelo Crivella, seja implantada em todos os municípios do estado.

Prevaricação
Moura diz que prefeitos que ainda não armaram a guarda descumprem lei federal. Ressalta a lei 13.022, de 2014. O artigo 2º “incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva”. Mas a discussão precisa ser feita com calma. Muita gente acredita que o armamento das guardas pode facilitar o surgimento de milícias.

Indústria das Multas
Integrante da recém-criada CPI da Indústria das Multas, o deputado federal Ezequiel Teixeira (PTN) quer interromper o funcionamento dos pardais eletrônicos do Rio. “A única finalidade dos radares é arrecadar”, diz.

Preso num debate
Líder do SD na Câmara dos Deputados, Aureo vai apresentar Proposta de Emenda à Constituição que será alvo de debate acalorado: a federalização dos presídios. Afirma que estados não têm condição de manter o sistema.

Faça sua reclamação
O ônibus do consumidor, ligado à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, ficará de amanhã a sexta no Largo da Carioca, no Centro, das 9h às 18h. Quarta é o Dia Mundial do Consumidor. 

Você pode gostar