Por thiago.antunes

Rio - A Justiça do Rio, por meio da Vara de Execuções Penais (VEP), entrou com pedido de liminar junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinando a imediata transferência de três envolvidos com milícias da Zona Oeste para presídios federais.

O trio – Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerominho, Natalino José Guimarães e André Luiz da Silva Malvar – faz parte de um total de 15 detentos que voltaram nesta quarta-feira ao Rio por determinação do juiz do presídio federal de Mossoró (RN), a cerca de 2.400 quilômetros do Rio.

Jerominho é um dos 15 presos que voltaram para o RioEduardo Naddar / Ag. O Dia / 23/07/2010

Da lista, sete já estavam para retornar ao sistema penitenciário fluminense, pois haviam sido transferidos apenas por ocasião dos Jogos Olímpicos. O juiz Rafael Estrela, autor do pedido, vai examinar a situação de outros dois detentos. A VEP não especificou quais dos presos estavam em Mossoró por conta das Olimpíadas.

Segundo a assessoria do TJ, o órgão também não foi informado do embarque dos detentos para o Rio, embora o caso esteja dentro do prazo previsto para avaliar a decisão federal de enviá-los de volta.

Traficantes e milicianos transferidos para Bangu 1

Todos os presos foram levados para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I), na Zona Oeste. Na ocasião da transferência para o Rio Grande do Norte, eles foram identificados como os mais perigosos do estado pela Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), o que, segundo o órgão, justificaria a transferência para coibir possivéis ações criminosas no período. 

Dos presos que voltaram, 12 pertencem à maior facção criminosa do Rio e três tem envolvimento com a principal milícia que atua no estado. 

Confira a lista dos presos

Wallace Batista Soalheiro 

Adilson Gomes Da Hora Junior

Andre Luiz Da Silva Malvar 

Ocimar Nunes Robert

Claudemir Silva Paixao

Cleverson De Souza Silva 

Edson Silva De Souza

Eduardo Luiz Paixão 

Jerônimo Guimarães Filho 

José Benemário De Araújo

José Ricardo Couto E Silva 

Leonardo Marques Da Silva

Luiz Cláudio Gomes 

Mauri Alves Ribeiro Filho

Natalino José Guimarães 

Você pode gostar