Mais Lidas

Infectologista tira dúvidas sobre a febre amarela

Macacos transmitem o vírus? Quais os fatores de risco? Quais as reações da vacina? Vídeos com especialista da Fiocruz respondem

Por thiago.antunes

Rio - Febre amarela mata? Quais os sintomas? Quem pode tomar a vacina? Quem não deve se vacinar? Macacos transmitem a doença? A confirmação da primeira morte por febre amarela no Estado do Rio, em Casimiro de Abreu, deixou a população apreensiva. O DIA entrevistou o infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para responder às principais dúvidas. O resultado está nos vídeos abaixo.


Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução.

Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina.  A notícia de que os cinco  macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

ASSISTA AOS VÍDEOS E TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE FEBRE AMARELA

Há risco de surto de febre amarela no Rio?


Que reações podem afetar quem tomar a vacina?


Macacos podem transmitir febre amarela?


O que é a febre amarela?


Quais os fatores de risco da febre amarela?



Quais os sintomas e gravidade do vírus da febre amarela?


Como os casos de febre amarela evoluem para morte?


Qual a média de mortes por portadores de febre amarela?


Animais domésticos podem pegar febra amarela? Mosquitos trasmitem mais doenças?



Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia