Por karilayn.areias

Rio - A nossa vida é tão corrida, cheia de atividades de trabalho e estudo, que assim que começa o novo ano vamos consultar o calendário para contar os fins de semana prolongados, não é verdade? E, por causa disso, talvez muita gente tenha se acostumado a encarar a Semana Santa como mais um feriadão... Só que não! Esses Dias Santos não são ocasião para lazer. São, na verdade, um tempo forte para a reflexão e o encontro pessoal com Jesus, por meio das celebrações.

Ora, isso não quer dizer que serão dias exaustivos. Muito pelo contrário! Quem vive bem a Semana Santa se sente revigorado por Deus para recomeçar, para “fazer páscoa” — uma passagem para assumir a nova vida que o Senhor oferece. E, para isso, é preciso muito pouco: ouvidos atentos para acolher Sua Palavra e coração aberto, para que ela dê frutos.

Pensando nisso é que, nesta semana, a partir deste Domingo de Ramos, quero convidar você para vivenciar a Liturgia da Palavra, durante as celebrações, de uma forma diferente. Use sua imaginação para se colocar, como se fosse mais um personagem, nos cenários descritos pela narração bíblica. Mentalmente, participe da história que vem sendo contada, mas não como um estranho. Seja alguém que observa e até é capaz de se emocionar com o que está acontecendo com um amigo querido, Jesus.

Tenho certeza de que essa experiência é capaz de mudar a sua percepção do que é a Semana Santa! Vivê-la dessa maneira nos ajuda a penetrar nos mistérios do amor e da misericórdia de Deus por nós. Aliás, esses dias santos existem exatamente para isso: para percebermos o quanto Deus nos ama!

É intrigante constatarmos que passamos a vida “brigando” por diferentes amores... Dos pais, de amigos, de companheira ou companheiro... E, muitas vezes, sem querer, desprezamos a maior declaração de amor já feita: a do alto da cruz. É tempo de refletir sobre a intensidade desse amor e sobre seus reflexos na nossa vida.

Peço a Deus que seja, de fato, uma Semana Santa, de encontro pessoal com Jesus, para todos nós! Boa preparação para a Páscoa!


Padre Omar:é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado.
Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. 
Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Você pode gostar