Rio - Maior bancada na Câmara Municipal, com dez vereadores, o PMDB pleiteia mais espaço no governo do prefeito Marcelo Crivella (PRB) e cogita até pedir secretaria. Eles reclamam, entre si, que os administradores regionais (espécie de subprefeitos) nomeados por Crivella têm ocupado a área de atuação que deveria ser dos parlamentares.
Os nomes mais cotados para serem apresentados ao prefeito são os de Rafael de Freitas, Rosa Fernandes e Junior da Lucinha. No caso dos dois últimos, assumir uma pasta poderia ajudar a reeleger para a Assembleia Legislativa ano que vem, respectivamente, o filho e a mãe — Pedro Fernandes (PMDB) e Lucinha (PSDB).
Monitorados
A prefeitura está de olho em vereadores que têm cargos na administração municipal e que não têm demonstrado empenho na defesa do governo Crivella — principalmente no momento em que se tenta aprovar medidas austeras. É mais ou menos o discurso do presidente Temer (PMDB): ou você está no (e com o) governo ou está fora dele.
Na mira
Entre os vereadores observados, estão Rosa Fernandes e os três do PRB de Crivella: Tânia Bastos, João de Jesus e Inaldo Silva.
Candidatos
Da bancada do PMDB, ao menos quatro parlamentares pensam em se candidatar ano que vem. Chiquinho Brazão, Dr. Ricardo e Willian Coelho devem tentar a Alerj. Rafael de Freitas, a Câmara dos Deputados, em Brasília. O trunfo é que, mesmo que não se elejam, eles não perderiam o mandato de vereador.
‘Terceirização’
A coluna apoia a Operação Segurança Presente por conta dos resultados alcançados, mas dá voz a quem é contra, como o vereador Jones Moura (PSD). Ele diz que o programa é a “terceirização da Segurança Pública” e que a tarefa deveria caber à Guarda Municipal, que, na visão dele, deveria ser armada.
Sem chance
A amigos, Crivella tem dito ser contra colocar ainda mais armas nas ruas.
Homenagem
O vereador Professor Adalmir (PSDB) justifica por que não citou o Rio ao propor o título de Cidadão Honorário do Rio a João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo. Diz que, neste caso, a homenagem é por “serviços prestados à democracia”.
Vacina contra a gripe
O Prezunic de Vista Alegre abre as portas hoje, entre 8h e 17h, para vacinação gratuita contra a gripe. Rua Brás de Pina 1952.