Por thiago.antunes

Rio - Problemas nos pneus, itens de iluminação queimados e placas em mau estado de conservação são as principais causas de reprovação nas vistorias de veículos para o licenciamento anual no Estado do Rio, informou o Detran-RJ. Até terça-feira, mais de 2,7 milhões de veículos estavam aptos para realizar a vistoria de 2017. Estão nessa condição os que pagaram o IPVA e ainda não fizeram o licenciamento.

Muitos motoristas têm de voltar diversas vezes aos postos do Detran para conseguirem a aprovação. Rafael Fernandes, 26 anos, é um deles e estava indignado. Na primeira vez foi por causa dos faróis; na segunda, por falta de água no motor.

“Discordo deste tipo de vistoria. É apenas visual e superficial. Não existe nenhuma forma de comprovação do que é apontado. Não tem como contestar”, lamentou, enquanto aguardava o resultado.

Na vistoria%2C vários itens são aferidos. Rafael teve de voltar diversas vezes para ter o carro aprovadoAlexandre Brum / Agência O Dia

Sueli de Assis, de 53 anos, disse que foi reprovada por engano ontem após enfrentar uma hora na fila. “Indicaram problema no sistema de gás. Saí à procura de um mecânico. Ele me disse para retornar ao Detran, porque meu carro não apontava problema algum. Quando retornei, meu carro havia sido aprovado”, contou. 

Os proprietários de veículos com finais de placas 0 e 1 têm até o dia 30 de junho para fazer o licenciamento de 2017. Os automóveis com numeração final 2 e 3 devem ser vistoriados até 31 de julho. Aqueles com placas que terminam em 4 e 5 podem passar pela vistoria até 31 de agosto.

Os carros cujas placas têm como final 6 e 7 devem ser levados aos postos até 30 de setembro. A última leva é para os veículos com finais de placa 8 e 9, que têm como data limite para a vistoria o dia 31 de outubro.

O serviço só poderá ser efetuado após a quitação integral de débitos relativos a tributos e encargos vinculados ao veículo. Para agendar a vistoria, basta acessar o site do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br/) ou ligar para 3460-4040, 3460-4041 (Região Metropolitana) e 0800-0204040 (interior).

O projeto Detran Presente, que oferece diversos serviços, estará em Saquarema neste sábado, das 9h às 16h, no Ciep 258, na Rua Regorciano de Oliveira, em Bacaxá.

13 dicas para ser aprovado

Para ser aprovado na vistoria, é importante que os veículos estejam com uma série de itens em dia. O Detran-RJ dá dicas do que é cobrado. Veja:

- Pneus

Rodas e pneus em bom estado de conservação, inclusive o estepe.

- Ferramentas

Ferramentas como macaco, chave de roda e chave de fenda ou outra ferramenta apropriada devem estar dentro do carro.

- Triângulo

Triângulo bem conservado faz parte das cobranças.

- Para-choques

Para-choques traseiro e dianteiro em bom estado, sem saliências cortantes e com dimensão dentro do padrão.

- Buzina

Buzina em bom funcionamento.

- Velocímetro

Funcionamento correto do velocímetro.

- Iluminação

O sistema de iluminação (lanterna, farol baixo/alto) devem estar funcionando normalmente.

- Para-brisa

Limpadores de para-brisa em bom estado.

- Cintos

Cintos de segurança para todos os ocupantes do carro.

- Retrovisores

Espelhos retrovisores em bom estado.

- Placa

Placa com lacre, legível e sem obstáculos que impeçam a identificação.

- Emissões

Emissão de gases dentro do limite.

- Capacetes

Capacete para condutor e passageiros (no caso das motos)

Você pode gostar