Por gabriela.mattos

Rio - Marcelo Crivella (PRB) enfrenta dificuldades para conseguir formar a maioria de que precisa para aprovar o aumento do IPTU na Câmara Municipal. Vereadores da base dizem que, em tempos de crise, a medida se torna ainda mais impopular. “A economia está ruim; o desemprego aumenta. Como justifico para o meu eleitorado que fui a favor de ele pagar ainda mais IPTU?”, indaga um parlamentar.

A turma defende que o reajuste seja mais modesto que o planejado inicialmente pela prefeitura, que quer injeção de até R$ 1 bilhão por ano com a alteração do cálculo.

Casa nova

De saída do PSC, o deputado federal Jair Bolsonaro está cada vez mais próximo de um acerto com o PSDC, de José Maria Eymael. O partido acenou com a possibilidade de lançá-lo como candidato à presidência da República ano que vem. Ao migrar de legenda, Bolsonaro levará todo o clã, que inclui ainda um deputado estadual, um vereador e um deputado federal (por São Paulo) — todos filhos de Jair.

Atividade

Para manter a Câmara dos Deputados em funcionamento e com agenda ativa, em meio à crise política, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avalia votar esta semana o fim do foro privilegiado.

Temos vagas

Não só a Agetransp, agência que regula o transporte público do estado, tem uma vaga de conselheiro a ser preenchida. O mesmo ocorre na Agenersa, que regula a distribuição de gás canalizado. O governador Pezão, porém, ainda não definiu data para as nomeações.

Lei do Silêncio

O vereador Alexandre Arraes (PSDB) aprovou projeto de lei que dá à Guarda Municipal poder de atuar em casos onde há perturbação do sossego. Os agentes serão munidos de decibelímetro para medir o barulho e poderão aplicar multas. “Com isso, a Polícia Militar poderá ser liberada para cuidar dos crimes de maior impacto”, diz. O texto deve ser sancionado por Crivella esta semana.

Black blocs na mira

Vice-presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, Bruno Dauaire (PR) quer promover audiência pública para discutir a atuação da PM em manifestações — principalmente no que diz respeito ao combate a black blocs.

Coincidência de datas

Ferrenha opositora de Michel Temer (PMDB), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) comemorou o aniversário quarta-feira, no dia em que foi divulgada a delação que colocou o presidente na berlinda. “Um baita presente”, diz.

Você pode gostar