Por nadedja.calado

Rio - Ao chegar na Arena Jeunesse para o show do cantor britânico Ed Sheeran no Rio, na noite de ontem, alguns fãs deram com a cara na porta: seus ingressos, comprados de terceiros na internet, eram falsos. No Facebook, são dezenas os relatos de pessoas que foram enganadas por falsos desistentes, que anunciaram seus ingressos à venda através da rede social. Os prejuízos relatados chegaram a até R$600 por comprador.

As entradas estavam esgotadas desde fevereiro, mesmo mês em que as vendas começaram. A estudante Camille Amaral, 20, por exemplo, garantiu os seus logo no primeiro dia de pré-venda: "É a forma mais segura, sem gastar uma fortuna comprando com cambistas", disse. Aos fãs que perderam a batalha contra os servidores sobrecarregados dos sites oficiais de venda, sobraram os desistentes e os cambistas, que anunciaram ingressos à venda nos eventos sobre o show no Facebook. 

Camille e sua irmã garantiram seus ingressos na pré-vendaCamille Amaral / Acervo Pessoal

Segundo a amiga de uma das vítimas, havia diversos perfis falsos aplicando o golpe: "Cuidado com quadrilhas de estelionatários que aproveitam o desespero, fingem que estão vendendo ingressos e depois não enviam. Não depositem dinheiro na conta de ninguém. Marquem de encontrar o vendedor pessoalmente e levem alguém", alertou.

Para uma das vítimas, porém, esses cuidados não foram suficientes: "Foi um golpe muito bem dado. O perfil era antigo, com fotos de amigos e família, muitos amigos. Nos encontramos pessoalmente, mas o ingresso era falso", lamentou. Outro fã relatou um golpe diferente: "Eles pedem o dinheiro por depósito e dizem que vão mandar por email ou por motoboy. Aí somem". 

Segundo o Procon Estadual, o Código de Defesa do Consumidor regula apenas as transações entre pessoas físicas, os consumidores, e pessoas jurídicas, as empresas. Por isso, nesse caso, o órgão não pode intervir. "Comprar com terceiros torna o consumidor mais vulnerável à atuação de golpistas que vendem ingressos falsos", complementou Jorge Braz, presidente do Procon Carioca. Quem tiver sido lesado ao comprar ingressos falsos deverá prestar queixa na polícia.

O show

A apresentação do cantor pop lotou a Arena Jeunesse do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Durante a apresentação, os fãs foram à loucura ao ver o ídolo com a camisa e a bandeira do Brasil. Na internet, eles elogiaram o show: "Obrigada, Ed Sheeran, por escolher a melhor setlist da Divide Tour inteira para o show do Rio", derreteu-se uma internauta.

O cantor lotou a Arena Jeunesse%2C no Parque OlímpicoReprodução Internet

Reportagem da estagiária Nadedja Calado

Você pode gostar