Por thiago.antunes

Rio - As celebrações de Corpus Christi começam cedo para os fiéis que confeccionam os tradicionais tapetes coloridos de sal, símbolos da data cristã. Na Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, a arte sacra já estava praticamente pronta ontem no corredor central do templo. Várias igrejas darão início aos preparativos hoje.

Cerca de 100 voluntários estão mobilizados desde segunda-feira na produção do tapete da paróquia, das 8h às 23h. Tudo deve estar pronto hoje à noite. “São necessárias quase duas toneladas de sal, doadas pelos paroquianos.

Cem voluntários confeccionam os símbolos na Tijuca desde ontemDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

O tapete é uma demonstração de fé e une a comunidade. Várias pastorais participam, como a de jovens, de batismo e carcerária”, explica a designer Lucia Ribas, 52 anos, envolvida há 13 anos no projeto.

Com 232 tapetes feitos ao longo de 1,5 quilômetro de extensão, as 27 paróquias de São Gonçalo iniciam o trabalho hoje às 20h. A data era celebrada em cada paróquia da cidade, mas em 1995 elas começaram a se reunir para fazer um único tapete. Em 2005, a obra de arte virou Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município.

Quem quiser ajudar no tapete da Catedral Metropolitana, no Centro do Rio, pode se inscrever até hoje pelo telefone 2292-3132. A montagem será amanhã, a partir das 5h. “Aconselhamos a não usar alimentos que podem tirar a fome, como feijão, arroz e farinha. Usamos sal, borra de café, serragem”, ressalta Raphael Fritz, membro da coordenação de Pastoral da Arquidiocese.

Mesmo quem não tem dotes artísticos pode participar. “O tapete é a manifestação de fé para a passagem do Santíssimo, que é o corpo de Cristo. É a forma de reconhecimento de que o Santíssimo perpassa nossas vidas”, diz ele.

Em Nilópolis, tapetes coloridos serão confeccionados por voluntários e fiéis das igrejas Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade e São Sebastião. São previstos a confecção de 302 tapetes nas quatro paróquias. A data também será marcada por missas nestas igrejas.

Outras paróquias começam a fazer seus tapetes hoje, como a Nossa Senhora do Sagrado, na Praça Seca; Santa Teresa de Jesus, em Santa Teresa, e Nossa Senhora de Loreto, na Freguesia. Já o Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, lotou ontem na festa do ‘casamenteiro’ Santo Antônio.

Você pode gostar