Rio - As clínicas da família e os centros municipais de saúde do Rio vão oferecer a partir de hoje, na capital, seis vacinas que compõem o esquema vacinal para meninos e meninas de 9 a 14 anos. É necessário levar caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação. Havendo dose em aberto, será aplicada. O serviço será prestado até o dia 21 de julho de segunda a sexta, das 8h às 17h.
As vacinas que abrangem esta faixa etária são contra a febre amarela, HPV quadrivalente, meningocócica C conjugada, dupla adulto, hepatite B e tríplice viral SCR.
A vacina da febre amarela é aplicada em dose única e garante proteção para toda a vida. A do HPV é voltada para meninas dos 9 aos 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Todos precisam tomar duas doses, com intervalo de seis meses. A meningocócica C é destinada a jovens de 12 e 13 anos e administrada em dose única.
A dupla adulto evita difteria e tétano e é aplicada dez anos depois da última dose de Penta/DTP/dT. O esquema vacinal pode ser de uma a três doses. A vacina contra hepatite B deve ser aplicada em três doses ao longo da vida, preferencialmente entre a infância e a adolescência.
A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola e é destinada aos adolescentes que não tenham tomado na infância as duas doses indicadas.