Por nadedja.calado
Carros blindados da polícia foram vistos na comunidadeWhatsApp O DIA

Rio - Uma professora do Espaço de Desenvolvimento Infantil Azoilda Trindade, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, foi atingida de raspão por um tiro dentro da escola na tarde desta segunda-feira. De acordo com uma nota da Secretaria Municipal de Educação, ela e outros funcionários tentavam proteger os alunos de possíveis balas perdidas no confronto. A vítima ainda não foi identificada.

Cerca de 30 crianças, de até 5 anos de idade, estavam no local no momento do tiroteio. Elas precisaram se proteger deitando no chão. Além dos alunos, 14 professores e 24 funcionários estavam na unidade. Os alunos só puderam voltar para casa após o tiroteio.

Os bombeiros foram acionados para o local por volta das 14h30Alessandra Kelly / Reprodução Internet

Em nota, a Polícia Civil informou que o confronto foi devido a uma operação do Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), Drfc (Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas) e Dcod (Delegacia de Combate às Drogas), para verificar uma denúncia de que haveria vários traficantes reunidos em uma casa na Favela Nova Holanda. Eles foram recebidos a tiros e tentaram sair da zona de confronto.

Depois disso, os policiais teriam sido atacados mais uma vez na região da Favela Baixa do Sapateiro, cuja facção dominante é rival da facção da Favela Nova Holanda. Um suspeito de gerenciar o tráfico do local, conhecido como "90", foi baleado e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, a polícia apreendeu uma pistola, munições, drogas e um rádio transmissor. Na ação também foram apreendidos 10kg de maconha e materiais para a preparação de drogas.

O confronto aconteceu duas horas após o início de um incêndio, também na Maré. Os bombeiros foram chamados por volta das 14h30 por conta de um incêndio no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) Presidente Samora Machel. Ninguém se feriu. Os pais foram chamados para buscar as 400 crianças no colégio, que foram levadas para o vizinho CIEP Elis Regina. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que o fogo começou por volta das 14h na sala de informática da escola, onde havia equipamentos e instrumentos musicais. A nota diz ainda que o fogo foi controlado por moradores antes mesmo da chegada dos bombeiros ao local. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

Você pode gostar