Por adriano.araujo

Rio - Um intenso tiroteio desde o início da manhã desta terça-feira deixou duas jovens e uma menina de 8 anos baleadas no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. Os tiros provocaram pânico em moradores e comerciantes da região, além de interromper o BRT Transcarioca e fechar vias do bairro.

Segundo o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fé/Sereno, a Base Sereno foi atacada por criminosos e houve confronto. Após buscas em hospitais da região, os policiais foram informados que três pessoas feridas deram entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. A ocorrência está em andamento e o policiamento foi reforçado com o apoio de outras UPPs.

Tiroteio no Complexo da Penha deixa 3 feridas%2C para BRT e assusta moradoresFoto%3A Estefan Radovicz / AG. O DIA

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Ana Carolina Nogueira e Mayara dos Santos Miranda, ambas de 19 anos, foram atendidas, medicadas e receberam alta médica. Já a menina Maysa Fernanda dos Santos Miranda, 8 anos, continua internada e apresenta estado de saúde estável. A criança seria moradora do Morro da Caixa D'Água. A 38ª DP (Irajá), investiga os casos ocorridos na UPP Fé/Sereno.

"O tiroteio começou às oito horas da manhã e não parou até agora. Algumas pessoas se jogaram no chão para se proteger. O clima está muito tenso", alertou uma testemunha que não quis se identificar.

Uma funcionária de uma empresa na Praça do Carmo, que pediu para não ser identificada, relatou os momentos de pânico durante o tiroteio. "Trabalho aqui (na Praça do Carmo) e tivemos que fechar. Colocamos uma idosa e uma mulher com crianças para dentro do escritório. Todas as lojas foram fechadas. A sensação de muito medo." 

Segundo ela, os tiroteios na região são recorrentes e local onde trabalha já foi atingido por tiros. "Todos os dias têm tiroteio aqui. Na última sexta-feira fomos embora às 14 horas. Uma bala já caiu aqui dentro, sorte que não acertou nenhum colega de trabalho. Mas é horrível você trabalhar com tiros", contou.

De acordo com o consórcio BRT, para garantir a segurança dos passageiros e dos seus funcionários, os serviços do BRT foram interrompidos entre a estação Vicente de Carvalho e o Terminal Fundão, entre 10h08 e 10h56. Às 11h15 o trecho voltou a ser paralisado, funcionando somente entre Vicente de Carvalho e Alvorada. Foram afetadas as linhas Semidireto Galeão, Expresso e Parador Fundão. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), há interdições na Avenida Brás de Pina, na altura da Praça do Carmo.

"Estou dando uma volta maior pra tentar chegar em casa por causa dos tiros. Estamos apavoradas", disse uma moradora. "Sai para ir aí médico de manhã e não sei se vou conseguir voltar", reclamou outra.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as unidades escolares na Vila Cruzeiro não abriram nesta manhã. São uma escola, uma creche e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), totalizando 1.317 alunos sem aulas.

Tiroteio no Complexo da Penha deixa 3 feridas%2C para BRT e assusta moradoresFoto%3A Estefan Radovicz / AG. O DIA
Você pode gostar