Por adriano.araujo

Rio - A Polícia Federal (PF) apreendeu diversos produtos contrabandeados no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, do Rio. A carga encontrada nesta terça-feira possuía aparelhos iPhone, equipamentos hospitalares, computadores, suplementos alimentares, entre outros produtos, avaliada em mais de R$ 5 milhões. De acordo com a PF, ela havia sido declarada como "mudança de Miami para o Rio de Janeiro".

Aparelhos iPhones apreendidos no Galeão em carga contrabandeadaDivulgação

Os policiais federais da Delegacia do Aeroporto Internacional (Deain) inspecionavam o Terminal de Cargas, que abriga apenas produtos destinados à importação e exportação, quando encontraram as mercadorias. No documento de trânsito indicava que se tratava de produtos pessoais de uma mudança — o que a tornava isenta de impostos e taxas. Ao abrirem a carga, os agentes encontraram o conteúdo comprovadamente destinado ao comércio.

Como os produtos apreendidos estão avaliados em mais de R$ 5 milhões, o prejuízo tributário estimado é de, pelo menos, metade do valor. A Polícia Federal instaurou inquérito para identificar os envolvidos tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. 

Você pode gostar