Por luana.benedito

Rio - O Complexo da Maré recebe, neste fim de semana, o seminário "Direito à Favela". O encontro aberto à população será realizado no Museu da Maré, símbolo da memória da favela, e vai debater as demandas e propostas de lei, no que diz respeito às comunidades cariocas. O evento é organizado por moradores de favelas e pela vereadora e também moradora do complexo,  Marielle Franco (Psol).

Evento acontece no Museu da MaréDivulgação

"Quando pensamos no evento, pensamos o direito à favela em um sentido mais amplo, por isso terão mesas de debates sobre moradia, saneamento básico e saúde, educação e cultura, além da descriminalização das drogas e segurança pública", conta Marielle.

O encontro tem início nesta sexta-feira, às 18h, com o debate "O que é direito à favela?", com as debatedoras Marielle Franco, a escritora Ana Paula Lisboa e Cláudia Rose, coordenadora do Museu da Maré. 

O evento será seguido por um Viradão Cultural, na madrugada de sexta para sábado, com oficinasde comunicação e cultura de favela, além de um sarau. No entanto, as inscrições para as atividades culturais se esgotaram. 

Na manhã de sábado, a partir das 9h30, o encontro será aberto à toda população para as mesas de debate. Antes haverá um café comunitário feito por moradores do complexo. "Desde o início pensamos em fortalecer a economia solidária, por isso estamos comprando do pequeno produtor, que são em sua maioria da Maré e da Zona Oeste", afirma a vereadora. 

Para Marielle, o objetivo do evento é acabar com a "dicotomia entre morro e asfalto" e por isso é importante a presença de moradores de outras regiões do Rio. "Aqui não é como São Paulo, que a periferia está longe do Centro. Um morador da Rocinha pega um moto táxi e vai para a Gávea. Esse lugar de asfalto e favela reifica alguns estigmas."

Serviço:

1º Encontro Direito à Favela + Viradão na Maré 

Endereço: Avenida Guilherme Max, 26

Quando: 24 de junho, sábado - 9h30 - 18h


Reportagem da estagiária Luana Benedito, sob supervisão de Thiago Antunes

Você pode gostar