Rio - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 15 motocicletas em uma operação contra racha na BR-040, na altura de Petrópolis, Região Serrana do Rio, na manhã deste domingo. Os motociclistas praticavam "pegas" nos finais de semana e foram flagrados a velocidades de 143 a 182 km/h.
No Km 62 da BR-040, policiais rodoviários federais realizaram uma blitz para coibir a prática de racha na via. A operação durou três horas e meia e as motos foram encaminhadas à 106ºDP (Itaipava). Além disso, 33 multas foram aplicadas e três documentos de veículos foram recolhidos.
A multa para quem pratica "rachas" ou competições não autorizadas é de R$2.934,70. No caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa aplicada dobra. E o motorista tem o direito de dirigir suspenso e o veículo é apreendido. E o crime tem penas previstas de seis meses a três anos de detenção, multa, além de suspensão ou proibição de se obter a carteira de habilitação.
A ação teve o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito, já que esta prática proibida e perigosa coloca em risco não somente a vida do condutor, mas de todos os usuários da via.