Por thiago.antunes

Rio - O Detran abriu as incrições, nesta terça-feira, para o o Detran Presente São Cristóvão. Os moradores do bairro e de toda a cidade do Rio de Janeiro poderão participar do mutirão de serviços do órgão, que estará em frente à igreja de São Cristóvão, na Praça Padre Severino no próximo dia 25 de julho (terça-feira), das 9h às 16h.

Além de comemorar o dia do padroeiro dos motoristas, os cariocas poderão emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, emitir o licenciamento anual sem vistoria, além de abrir  recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está n www.detran.rj.gov.br.

Após passar por seis cidades em sete edições, o Detran Presente chega pela primeira vez à capital. Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio e Vassouras foram os primeiros municípios do estado a receber o mutirão. Ao todo, já foram 14.761 atendimentos.

Agendamentos abertos

Alguns atendimentos, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro também estará no evento para ajuda o cidadão na emissão de segunda via de certidões. Os participantes poderão dar entrada para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas poder emitir a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos

Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido.

No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Detran Presente – Edição São Cristóvão

25 de julho (terça-feira)

Local: Igreja de São Cristóvão – Praça Padre Seve, 10 – São Cristóvão

Horário: 9h às 16h

Agendamentos:  www.detran.rj.gov.br. | 0800-0204040

Você pode gostar