Por luana.benedito

Rio - Os moradores da Baixada Fluminense poderão participar da 10ª edição do Detran Presente neste sábado, em Queimados. O mutirão de serviços estará das 9h às 16h, na Escola Municipal Professor Alberto Pirro (Rua Boa Viagem, nº 1135 - Jardim Alzira), e terá a presença de cerca de 150 funcionários do órgão estadual, que estarão à disposição para atender os cidadãos de todos os municípios do entorno de Queimados.

“Queremos atender o maior número de pessoas possível. Por isso, ampliamos o número de cidades que poderão ser atendidas nesta décima edição do Detran Presente. Todos os moradores da Baixada Fluminense poderão ir até Queimados e ser atendidos pelo nosso mutirão. Queremos facilitar o atendimento”, disse Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.  

Detran Presente estará neste sábado, em Queimados, na Baixada FluminenseDivulgação

Os moradores da Baixada Fluminense terão serviços do Detran à disposição, como emissão de primeira e segunda via de carteiras de identidade,  renovação da Carteira Nacional de Habilitação,  vistoria anual dos veículos, licenciamento anual sem vistoria,  abertura de recursos contra multas e processo de suspensão e curso de mecânica gratuito. Confira a lista completa dos serviços que serão oferecidos no www.detran.rj.gov.br.

Agendamentos abertos

Os agendamentos para os serviços do Detran Presente em Queimados já podem ser feitos pelo site do Detran.  Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros — como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação— precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.  

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas poder emitir a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos

A população também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Prefeitura de Queimados também oferecerá serviços

A Prefeitura de Queimados vai cadastrar moradores para vagas de emprego, fará diversos atendimentos de saúde, atualizará dados de cadastro de programas sociais, como o Bolsa Família e o "Minha Casa, Minha Vida", agendará serviços públicos como iluminação, emitirá cartão do SUS e efetuará a troca do óleo de cozinha usado por itens de limpeza.

A programação inclui ainda a realização de oficinas de teatro, judô e capoeira, exposição de animais peçonhentos, distribuição de sementes e mudas, vacinação contra a Febre Amarela e a Gripe Influenza e consultoria para os microempreendedores individuais.

Você pode gostar