Rio - Pela primeira vez, o Detran Presente chega à capital. Já estão abertas as inscrições para os serviços oferecidos pelo órgão, que estará em São Cristóvão na próxima terça-feira. Moradores do bairro e de toda a cidade do Rio poderão participar do mutirão, que estará em frente à igreja de São Cristóvão, na Praça Padre Seve, das 9h às 16h.
Além de comemorar o dia do padroeiro dos motoristas, os cariocas poderão emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, emitir o licenciamento anual sem vistoria, além de abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está no site www.detran.rj.gov.br.
O presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, destaca a chegada do mutirão à capital. “É com muita alegria que estamos realizando o Detran Presente pela primeira vez na capital. A cidade do Rio de Janeiro também merecia receber este grande mutirão de serviços. O Detran Presente veio para ficar em todo o Estado do Rio. Já passamos por seis cidades. Agora, nada melhor do que festejar São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, oferecendo serviços com qualidade e rapidez na capital. O Detran quer estar presente para minimizar as demandas da população”, diz.
Agendamentos
Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço não necessitam de agendamento. Já licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.
Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de quem teve sua carteira de habilitação furtada ou roubada poder emitir a segunda via gratuitamente. Para a realização do pedido, é necessário apresentar o boletim de ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.
Com a ocorrência, o cidadão não precisará fazer pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir a nova CNH. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.
A Defensoria Pública do Estado também estará no evento para ajudar o cidadão na emissão de segunda via de certidões. Os participantes poderão dar entrada para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Mecânica para elas
No evento, será oferecido o curso ‘Oficina sob Medida’ para mulheres. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, com inscrições pelo site. Serão três horas de aulas teórica e prática, das 13h às 16h.
No curso, elas aprenderão noções básicas para identificar e consertar problemas mecânicos e elétricos simples em seus veículos. Para participar, as interessadas devem ter Carteira Nacional de Habilitação válida, não podem estar suspensas ou cassadas e nem ter atingido o limite de 20 pontos no somatório de infrações nos últimos 12 meses. No fim do curso, as alunas receberão um certificado.
Curso
A Escola Pública de Trânsito do Detran abriu mais uma turma do curso de direção defensiva, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de julho. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. Para se inscrever, os interessados deverão ter Carteira Nacional de Habilitação válida nas categorias B, C, D ou E, sem ter atingido o limite de 20 pontos em infrações de trânsito nos últimos 12 meses e nem ter sofrido suspensão ou cassação do direito de dirigir.
Em três dias consecutivos, os alunos aprenderão como dirigir de maneira segura e responsável.
O curso terá duração de 12 horas e as aulas serão realizadas das 13h às 17h20, na Escola Pública de Trânsito, na Avenida Mem de Sá 163, na Lapa. As inscrições devem ser feitas pelo portal www.detran.rj.gov.br.