Rio - Visando minimizar os impactos provocados pela paralisação de funcionáris terceirizados, desde a última sexta-feira, o Detran Rio realiza um mutirão no posto da Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão, nesta quarta-feira. O Detran Presente acontece de 9h às 16h e não necessita de agendamento.
Durante o mutirão do Detran Presente em São Cristóvão poderá ser feita a renovação e emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, dar entrada no processo de primeira habilitação e também emitir a permissão internacional para dirigir.
O motorista também poderá incluir atividade remunerada na CNH, além de modificar e adicionar a categoria do documento. Para todos esses serviços é necessário o pagamento da taxa do Duda.
Além destes serviços de habilitação, os 350 motoristas que tiveram serviços de vistorias agendados para o posto da Avenida Francisco Bicalho desde sexta-feira até esta quarta-feira e não foram atendidos por causa da paralisação poderão retornar ao posto sem precisar de agendamento. Taxistas e motofretistas também podem ser atendidos sem agendamento. Também poderão ser abertos ecursos contra multas e processo de suspensão.
Mutirões no interior
Outros quatro mutirões serão realizados nas regiões Sul-Fluminense e Médio Paraíba, as mais afetadas por causa das paralisações. O mutirão acontece em Resende (19/10), Barra Mansa (21/10), Três Rio (25/10) e Volta Redonda (26/10). Os agendamentos estão abertos no site www.detran.rj.gov.br.
Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, também não precisam de agendamento.
Já o licenciamento anual, emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação precisam ser agendados pelo site.
Paralisações pontuais, diz Detran-RJ
As paralisações, iniciadas na última sexta-feira são pontuais e estão sendo realizadas por funcionários terceirizados da empresa Prol, mas não afeta a todos os postos do estado, de acordo com o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah. As regiões do Sul Fluminense e do Médio Paraíba foram as mais impactadas. “Nestes locais, o sindicato homologou uma greve. Por isso, voltamos todas as nossas atenções para esta região”, explicou Farah.
O Detran disse que "uma penalidade administrativa impede que pagamentos para a empresa Prol" e que está em dia com o pagamento das demais empresas prestadoras de serviço. Não foi informado um prazo para a realização dos atrasados.