Por gabriela.mattos
Caio Ottoni morreu durante natação no Tijuca Tênis ClubeReprodução Facebook

Rio - Um adolescente, de 13 anos, morreu na piscina do Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte do Rio, no fim da tarde desta quarta-feira. Caio Felipe Mendes Ottoni teve um ataque cardíaco fulminante durante um treino de natação da categoria infantil. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado por volta das 17h30, mas o menino não resistiu e morreu no próprio local.

Por meio do WhatsApp O DIA (98762-8248), testemunhas contaram que o clube demorou a fazer o atendimento de primeiros socorros. Uma médica sócia do clube, que estava na piscina, tentou socorrer o menino.

"Ninguém utilizou o desfibrilador [aparelho que provoca descargas elétricas no paciente]. As pessoas precisaram se revezar na massagem cardíaca por 20 minutos. O clube é imenso e é uma pena que não tenha um suporte médico adequado", lamentou um dos frequentadores.

Vice-presidente de Marketing e Comunicação do Tijuca Tênis Clube, Edvaldo Ramos confirmou que essa médica ajudou inicialmente o atleta. Mas ele ressaltou que a equipe médica da instituição foi chamada e logo chegou ao local.

"Caio veio treinar no fim da tarde. Após o aquecimento, a equipe entrou na piscina e ele nadou um pouco. Mas voltou para a borda, chamou o técnico e disse que estava passando mal. Depois, ele se deitou e teve uma parada cardíaca. A médica que estava na piscina fez os primeiros socorros, mas a nossa equipe foi chamada e tomamos todas as providências possíveis", relembrou Edvaldo.

Caio era visto como bom aluno na escolaReprodução Facebook

O vice-presidente contou ainda que os bombeiros tentaram reanimar o adolescente por duas horas. De acordo com Edvaldo, a direção não possuía informações de que o menino tinha problemas clínicos. "Nenhum atleta entra sem um médico atestar que está apto", completou.

O caso está sendo investigado na 19ª DP (Tijuca), onde a ocorrência foi registrada. O delegado titular, Paulo Henrique da Silva Pinto, explicou que vai ouvir o depoimento de testemunhas e do salva-vidas da piscina. A polícia aguarda ainda o resultado do exame de necropsia do corpo. "Vamos verificar se havia material adequado para os primeiros socorros. Depois, vamos juntar com o laudo de necropsia, que vai esclarecer qual foi a causa da morte", analisou.

Atleta e bom aluno na escola

A última competição disputada por Caio foi no mês passado, quando ele nadou em três provas na piscina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Fundão. De acordo com o Blog do Coach, do SporTV, o adolescente não conseguiu se classificar para o Campeonato Brasileiro da categoria, mas estava se preparando para disputar para o Campeonato Carioca de Verão, que ocorreria em dezembro. O menino era federado pelo Tijuca Tênis Clube desde 2015.

Caio estudava no Colégio Palas, na unidade da Rua José Higino, na Tijuca, e cursava o 8º ano do Ensino Fundamental. Em homenagem ao menino, a escola suspendeu as aulas dos 6º, 7º e 8º anos até esta sexta-feira. Segundo a supervisora pedagógica da instituição, Conceição Matos, o adolescente era um aluno interessado e esforçado.

"Ele era muito aplicado. Só temos elogios em relação ao seu rendimento escolar. Estava no colégio desde o 1º ano. A família dele sempre estava presente e era bastante atenciosa em relação à formação do aluno", contou Conceição.

Ela destacou ainda que o colégio vai ajudar na recuperação psicológica dos amigos de Caio. "Fizemos uma reunião com os professores para pensarmos em estratégias para consolar aqueles que ficaram. Vamos prestar apoio aos amigos e parentes", afirmou.

No perfil "Natação TTC", os organizadores avisaram que o treino desta quinta-feira foi suspenso em luto pela morte de Caio. "Todos nós, técnicos, atletas, funcionários e familiares estamos muito tristes. A família TTC está de tudo. Perdemos um excelente menino, de coração puro e amado por todos", escreveram na página do Instagram.

Amigos e parentes do adolescente também lamentaram o caso nas redes sociais. "Meu grande e eterno irmão. Coração puro, menino de ouro!", destacou o irmão do menino, Caio Ottoni. "Vá com Deus, querido", disse outro internauta. "Muita força a toda família", desejou mais um.

Você pode gostar