Por tabata.uchoa

Rio - A uma semana do Enem, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, além dos tradicionais aulões de revisão promovidos pelos colégios e cursinhos preparatórios, os alunos apostam nas videoaulas dos professores em canais de educação no YouTube. O farto conteúdo gratuito online, que serve tanto para tirar dúvida, quanto para exercícios de reforço, vem atraindo os estudantes, como a Ingrid de Almeida, 17 anos.

Eduardo Valladares recomenda a organização do tempo em cada questão%2C que é de três minutos em médiaReprodução Vídeo


"Os professores da escola também recomendam as videoaulas, falam para darmos um gás nessa hora. Estou revisando matérias mais cobradas e resolvendo questões antigas", disse Ingrid. Os professores reforçam: na reta final, o foco deve ser na resolução de exercícios de provas passadas.

"Não dá tempo de aprender o conteúdo inteiro, mas é bom saber quais são os assuntos mais cobrados", apontou Diego Viug, professor do canal ProEnem, que tem mais de 400 mil inscritos. Neste ano, o exame será em dois domingos, em vez de um, como em 2016. Com isso, os candidatos terão sete dias de descanso entre as etapas.

No dia 5, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Linguagens, além da Redação. No dia 12 será a vez de Ciências da Natureza e Matemática. "A mudança foi boa porque o aluno pode focar mais nos conteúdos de cada prova nas vésperas", avaliou o professor Eduardo Galves, do QG do Enem.

O professor Diego Viug recomenda a resolução de exercícios antigosDivulgação


O professor Eduardo Valladares, do Descomplica plataforma de videoaulas com conteúdos pagos e gratuitos, e com 1,2 milhão de inscritos no YouTube, recomenda que o aluno adote uma metodologia para resolver as questões da prova. "Não dá para decidir na véspera por onde vai começar, precisa definir uma estratégia desde agora. É importante dar importância para o tempo de cada questão: ele tem, em média, três minutos para cada, mas se gastar menos em uma, pode se dedicar mais a outra", recomendou.

"É melhor começar pelos assuntos mais fáceis. No primeiro dia, é bom começar pela Redação, cuja nota tem peso significativo em todos os vestibulares", completou Eduardo Galves. 

Aulões antes do exame

Nas vésperas das provas do Enem, a equipe do Pro Enem preparou 6 horas de conteúdo para realizar um grande aulão, ao vivo e gratuito, em seu canal do Youtube, a partir de 10h. Além da revisão e dicas, os professores realizam brincadeiras para descontrair e amenizar a tensão dos alunos na véspera do exame.

No canal QG do Enem, com mais de 170 mil inscritos no YouTube, está disponível a programação de dois aulões que serão promovidos antes de cada dia de prova. A programação e informações para confirmar presença estão no site www.confirmacao.enem.com.br/esquentaenem.

O Descomplica também terá aulas gratuitas de revisão. A maratona diária vai das 18h às 22h. Na sexta, antes da primeira prova, a programação será de redação, com discussão de 16 dos mais prováveis temas para este ano. As aulas são transmitidas pelo descomplica.com.br. O site também oferece gabaritos comentados de todas as provas anteriores.

E na hora do exame, nada de nervosismo. "É importante não viver em função da prova. Praticar atividade física, relaxar assistindo séries e filmes, passeando e namorando também ajuda", recomendou Diego Viug. E até a alimentação pode influenciar no desempenho. "Levem água e alimentos leves com carboidratos simples, que dão energia imediata, como chocolates e barras de cereal", disse Galves. Também é recomendado que antes da prova, o aluno vá até o local do exame para não atrasar no dia.

Reportagem dos estagiários Nadedja Calado e Gustavo Côrtes, sob supervisão de Angélica Fernandes

Você pode gostar