Por thiago.antunes

Rio - A Prefeitura de Niterói vai implementar a partir de dezembro, o programa 'Niterói Mais Segura', que irá funcionar nos mesmos moldes do 'Segurança Presente', em vigor no Centro, Lagoa, Méier, Lapa e Aterro. A medida foi tomada pelo prefeito Rodrigo Neves um dia após 70,9% da população votar contra o armamento da Guarda Municipal.

No plebiscito realizado domingo, 13.478 pessoas votaram contra a medida e 5.478 a favor (29,1%). A assinatura do programa, na tarde de ontem, contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Roberto Sá. "As razões da vitória esmagadora do 'não' são em função de uma análise crítica de parte da população que julgou que não é para ter mais armas na rua. É a comprovação de que não é o fato de estar armado que vai garantir a segurança", opinou o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL). Já o vereador Carlos Jordy (PSC), que é favorável ao armamento, ficou surpreso. "Esperava resultado favorável por conta da crise na segurança".

Ontem, a Câmara Municipal do Rio realizou audiência pública para debater o armamento da GM. Na cidade, o Segurança Presente conta com patrulhamento de agentes de segurança em parceria iniciativa privada.

 

Você pode gostar