Rio - Mesmo com o reforço na segurança, com a aquisição de novos cadeados, o jornaleiro Franco Novello, de 68 anos, teve o seu estabelecimento roubado duas vezes apenas nesta semana. A banca, que funciona no cruzamento entre as Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, foi atacada por volta das 22h na quinta-feira. "Os criminosos arrombaram a banca e levaram meu dinheiro e documentos", lamentou.

Ainda segundo Novello, na mesma noite em que seu estabelecimento foi atacado, outras duas bancas foram roubadas, sendo uma no Castelo e outra na Praça XV. Na ocasião, o jornaleiro contou que foi parar na emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar, após ser agredido por um ladrão com golpes na cabeça.
Nas últimas semanas, outros ataques foram denunciados por jornaleiros. Nildo Santos, que tem banca na Avenida Marechal Floriano, contabilizou prejuízo de mais de R$ 7 mil em três roubos, em dois meses. Os comerciantes alegam que os casos aumentam, principalmente, nos horários descobertos pelo Centro Presente, durante a noite. As polícias Civil e Militar não se posicionaram até o fechamento da reportagem.