Por gabriela.mattos

Rio - Hoje, em todas as missas será celebrada a solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus. A santidade é um dom, é uma obra de Deus revelada a toda a criatura. A celebração deste domingo se torna uma boa oportunidade para refletimos sobre o chamado que Deus faz a cada um de nós. Desde os primeiros séculos os cristãos praticam o culto dos santos, a começar pelos mártires, por isso hoje vivemos esta tradição, na qual a Igreja convida-nos a contemplarmos os nossos "heróis" da fé, esperança e caridade. Eles são sinais que nos apontam para Cristo, nosso Senhor e Salvador.

É um convite a olharmos para o Alto, pois neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo. Eu e você fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e há muito do Senhor em nós. Mais do que talvez você pense ou acredite. Por isso mesmo é que, como Ele é santo, também somos chamados à santidade.

Os santos e santas, canonizados pela Igreja - que celebramos liturgicamente neste domingo - servem de exemplo a nós. Foram homens e mulheres de diversas idades e raças, em momentos históricos e em situações culturais variadas que souberam fazer o bem, ser justos, íntegros e fiéis a Deus. A Igreja é santa nos céus, mas também naqueles que, já aqui na terra, se deixam guiar pelo Evangelho. Todos nós, que procuramos viver a vontade de Deus, podemos celebrar a festa de Todos os Santos.

Santo não é uma imagem no altar, mas, antes, um cristão comprometido com a sua fé e com os irmãos. Alguém que faz diferença no mundo! Podemos sempre pedir a intercessão dos santos e termos como exemplos em nossa vida! Todos os Santos e Santas de Deus, rogai por nós que recorremos a Vós!

Você pode gostar