Por karilayn.areias

Rio - Lancei dois livros: 'A Caixa Mágica - Histórias de vida pelas ondas do rádio', comemorando 50 anos de profissão, e 'Escrita Divina - A comunicação da alegria', coletânea de artigos desta coluna e textos inéditos. Entre os trabalhos de divulgação, estive numa universidade para uma entrevista. No bate-papo lembramos minha passagem como professor da Escola de Comunicação da UFRJ, onde dei aulas por 23 anos.

A troca de conhecimentos com alunos foi intensa. Eu dizia que aprendia muito com eles. Lembrei de um e-mail surpreendente que recebi de uma ex-aluna. Ela contou que, após formada em Jornalismo, passou a dar aulas numa instituição psiquiátrica. Constatou que estava aprendendo muito com a turma. Esse foi o principal motivo para ela me escrever.

Tímida e sinceramente ela revelou que na época em que participou de nossas aulas ela não acreditava quando eu dizia que tirava muitas lições do nosso convívio em sala; achava que era uma média que eu fazia. Ficou feliz com a constatação e resolveu me agradecer. A vida é assim. Tem ciclos. Na juventude o que prevalece é nosso corpo emocional, com sua abundância de energia. Na idade adulta, o corpo mental começa a se desenvolver e ganhamos mais discernimento. À medida que a idade avança damos mais ouvido às intuições; e são elas que nos ajudam a agir e decidir com sabedoria. Por isso é importante cultivarmos a vida interna, em todos os estágios da existência. Assim, quando formos mais velhos e o corpo físico não tiver a mesma energia, será a força interior que nos manterá acesos e vibrantes para o encanto de viver. Teremos muitas coisas para transmitir e outras para aprender. A troca não termina nunca, se a mente for receptiva e reconhecermos que é compartilhando que se recebe. Vamos!


Fernando Mansur: Radialista. Escritor. Professor. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Minas Gerais (Ponte Nova). Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ. BLOG FM_FERNANDO MANSUR

Você pode gostar