Por marlos.mendes

Rio - A partir desta terça-feira, durante a Semana da Saúde, será oferecido à população diversos serviços de prevenção em saúde e uma campanha de doação de sangue. Este é um dos maiores eventos de saúde pública do país e tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prevenção e também para a doação de sangue.

Nele, serão oferecidos serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, orientação sobre alimentação saudável, vacinação contra febre amarela, teste rápido de hepatite, ultrassonografia óssea (exame para detectar osteoporose), atendimento dermatológico – incluindo prevenção e diagnóstico de hanseníase –, atendimento odontológico e avaliação com endocrinologistas, além de diversas palestras.

A edição deste ano reúne uma maior quantidade de serviços e espera receber cerca de 15 mil pessoas. O atendimento será feito por cerca de 350 funcionários e voluntários que trabalharão diariamente. No ano passado, a Semana da Saúde atendeu 4.500 pessoas.

O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o Detran. Neste ano, quem utilizar o aplicativo 99 Táxis para ir até a Cinelândia doar vai ganhar desconto.

Detran Presente 

O Detran-RJ vai participar da Semana da Saúde na próxima quarta-feira, 22/11. A estrutura itinerante do órgão será montada na Cinelândia, para facilitar o acesso do cidadão aos serviços. Será possível emitir o licenciamento anual sem vistoria, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, tirar a primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade e dar entrada em recursos contra multas, entre outros serviços.

As senhas começarão a ser entregues a partir das 7h e o atendimento ao público, a partir das 8h. Serão distribuídas 300 senhas para o serviço de emissão de carteiras de identidade e outras 600 para emissão de Carteira Nacional de Habilitação. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br. Nos outros dias do evento, o Detran terá um stand com palestras sobre educação no trânsito.

Doação de sangue

Uma estrutura do Hemorio estará no local coletando bolsas de sangue para o hemocentro. O atendimento será feito das 7h às 17h e doação de sangue é gratuita.

Quem pode doar? Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes. ATENÇÃO: Quem for tomar a vacina contra a febre amarela deve realizar a doação antes de se imunizar contra a doença.

Prevenção em Saúde

Este ano terá a participação de endocrinologistas que irão tirar dúvidas sobre as doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão.

Lá, a população também poderá medir a glicose, aferir a pressão e medir o colesterol, além de  avaliação corporal na balança de bioimpedância. O teste mede, através de uma leve corrente elétrica, a quantidade de água, gordura e a massa magra no corpo auxiliando o diagnóstico da obesidade e a estratificação do risco cardiovascular dos pacientes.

Saúde do Homem

Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata, os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação sobre possíveis tumores na próstata.

Vacinação contra a febre amarela

Durante o evento, quem ainda não tomou a dose e está dentro do público-alvo poderá se imunizar. A recomendação é que pessoas de 9 meses a 60 anos tomem a vacina. Para saber quem não pode tomar é só acessar www.febreamarelarj.com.br.

Odontologia e primeiros socorros

Na Semana da Saúde será realizado serviços odontológicos, além de orientações sobre escovação.

Durante todos os dias do evento, os militares do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-hospitalar (CEPAP) estarão realizando palestras e demonstrações práticas de primeiros socorros.

Os agentes da Defesa Civil estarão à disposição com ações de conscientização e prevenção, cadastrando as pessoas para receberem mensagens via SMS com alertas sobre riscos de desastres.

SERVIÇO: 

Data: 21/11 e 24/11

Local: Cinelândia, Centro do Rio

Hora: o dia todo

Preço: gratuito 

Você pode gostar