Por thiago.antunes

Rio - Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos Especiais (Draco), com apoio Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil, além de policiais da Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, prenderam três milicianos, apreenderam três fuzis, três pistolas e uma granada na comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, na Zona Oeste do Rio, na Operação Black Friday, em referência ao dia de liquidação promovido por diversas lojas.

O armamento com alto poder de destruição foi encontrado com o trio, que se escondia na casa de um morador. Além das armas, os agentes apreenderam uma granada, nove carregadores para fuzil e munições. Uma das três pistolas apreendidas era adaptada com o kit Roni, que transforma a arma em uma espécie de carabina compacta e proporciona mais estabilidade ao atirador.

Draco apreendeu fuzis e carros roubados com milicianos na Praça SecaDivulgação

Outro homem foi preso com material de cobrança e munições. Os talões indicam que o grupo cobrava no mínimo R$ 40 por residência pela suposta segurança que ofereciam. A operação visou reprimir a atuação das milícias na região onde a quadrilha é conhecida como 'Bonde do H' ou 'Bonde do Jardim Novo'.

"Esse grupo já domina uma região extensa e quer se expandir. Entre os presos hoje, nenhum é morador daquela comunidade e isso evidencia o caráter mercenário da quadrilha cujo único interesse é dominar regiões para aferir lucro", afirmou o delegado-titular da Draco, Alexandre Herdy. Um dos presos já havia sido detido pela especializada na Operação Leviatã, em Anchieta, na Zona Norte.

Os agentes apreenderam três carros, quatro radiostransmissores, coletes, fardas camufladas e três máquinas caça-níqueis com pequena quantidade de dinheiro.

Você pode gostar