Por tabata.uchoa

Rio - O Posto de Policiamento Comunitário (PPC) do 17º BPM (Ilha do Governador) localizado na comunidade Vila Joaniza, no Complexo do Barbante, foi desativado após ataque de bandidos de uma facção criminosa que domina o local. Na manhã do último sábado, homens fortemente armados dispararam contra a base obrigando os dois policiais que estavam no local a se abrigar nos cômodos interiores. O comando do 17º BPM (Ilha) informou que, a partir de avaliação estratégica optou pela definitiva desativação para, "posteriormente, implementar um novo tipo de policiamento no local", sem dar detalhes de como será o modelo.

Fachada destruída a tiros por criminososWhatsApp O DIA (98762-8248)

Encurralados, os PMs tiveram que ser resgatados, numa ação que envolveu o 17º BPM, um blindado do Batalhão de Choque e um helicóptero do Grupamento Aeromóvel. O caso foi registrado na 37ª DP (Ilha).

Os bandidos, não contentes de terem expulsado os policiais, vandalizaram e destruíram totalmente o espaço. Foram feitas pichações, com a sigla da facção criminosa, que atestam a ousadia dos traficantes: 'vai morrer polícia (sic)' e 'trem bala passou (sic)'.

Questionada sobre a reação da corporação frente à expulsão dos policiais do posto, a assessoria de comunicação da PM informou que ainda "não tem detalhes" de ações futuras. Reforçou a informação de que o posto da Vila Joaniza já estava em processo de desativação.

Para o sociólogo Ignacio Cano, coordenador do Laboratório de Análises da Violência da Uerj, o incidente é mais um fato que atesta a total falência do sistema de Segurança Pública do estado. Para o especialista, a situação não vai mudar no curto prazo.

"Creio que mudanças profundas só com o estabelecimento de um novo governo, que implemente um novo plano para a Segurança Pública. Na atual administração, não teremos este quadro revertido", pondera.

Você pode gostar