Por thiago.antunes

Rio - O Rio vai sediar, de sexta-feira a domingo (1 a 3 de dezembro), o maior evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência. Com entrada gratuita e uma série de atividades, a primeira edição da Feira Cidade PcD na cidade será realizada na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, das 10h às 19h. O evento é uma iniciativa da revista PCD e do site Universo PCD e tem como padrinho o medalhista paralímpico Clodoaldo Silva.

As atrações incluem palestras, oficinas, dinâmicas, shows de música e dança, moda inclusiva, food trucks, demonstração de jogos como basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado, espaço para test drive de veículos adaptados e até um balcão de empregos para impulsionar a entrada desse público no mercado. Fornecedoras de produtos e serviços também estarão presentes. Os organizadores estimam que a feira deverá receber 15 mil visitantes.

A Cia Corpo em Movimento é uma das que farão apresentações artísticas no evento que é o maior do país. Haverá um aulão de dança de salãoDivulgação

Entre as apresentações artísticas, haverá balé do grupo de Andréa Marcolino, que é intérprete de Libras, na sexta, às 18h. No sábado, às 13h, a Cia de Dança Viviane Macedo apresentará tango sobre cadeira de rodas, e às 17h, a Cia Corpo em Movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, sobe ao palco. Algumas das atrações no domingo serão um aulão de dança de salão, às 13h40, e stand up do comediante cego Jefferson Farias, às 14h30.

A Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Subpd) orientará sobre procedimentos para a retirada do RioCard Especial. Consultores do Detran-RJ e da Subpd tirarão dúvidas sobre a isenção de impostos para a compra de veículos e retirada da Carteira de Habilitação especial. Profissionais de saúde, educação, tecnologia e da área jurídica prestarão diversas orientações.

Clodoaldo%2C que acendeu tocha da Paralimpíada%2C é padrinho do eventoDivulgação

Evento reúne competidores

Além de Clodoaldo Silva, a feira reunirá outros atletas como a arremessadora de peso Rosinha Santos e o triatleta Robson Caetano. A Cidade PcD terá acesso guiado da saída da estação Cidade Olímpica, do BRT, até a Arena 2. Acompanhantes para pessoas com deficiência visual estarão na entrada do evento. Haverá estacionamento gratuito para mil veículos (acesso pelo portão 6).

Estão previstas também ações das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, que só esse ano captou cerca de 10 mil vagas, com três mil delas encaminhadas e quase 300 gerando empregos. "A Feira Cidade PCD traz novos conhecimentos e novas tecnologias assistivas e digitais voltadas para as pessoas com deficiência, assim como para familiares e a sociedade em geral. O evento é também uma forma de facilitar a inclusão, difundindo mais informações sobre acessibilidade e tornando a cidade mais acessível", adianta o subsecretário da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira.

Você pode gostar