Por gabriela.mattos

Rio - A ex-governadora Rosinha Garotinho deixou a Cadeia Pública de Benfica, na Zona Norte do Rio, na madrugada desta quinta-feira. Com um ventilador na mão, ela saiu acompanhada de seu advogado, Carlos Azeredo, e encontrou a filha Clarissa Garotinho na porta da penitenciária. Ela chegou em seu apartamento, no Flamengo, Zona Sul, por volta de 00h40.

Rosinha Garotinho saiu da cadeia ao lado de seu advogadoReprodução TV Globo

De acordo com a decisão dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aprovada por unanimidade nesta quarta-feira, Rosinha será monitorada por uma tornozeleira eletrônica e terá que ficar em casa após às 22h. Além disso, a ex-governadora não poderá deixar o Rio. 

TRE negou liberdade para o ex-governador Anthony GarotinhoSeverino Silva / Agência O Dia

Na mesma decisão, o TRE negou, de forma também unânime, a liberdade para o ex-governador Anthony Garotinho, marido de Rosinha. Eles são acusados de integrar esquema de arrecadação de propina, com direito a braço armado e acordo político com o Partido da República (PR), para garantir eleições da legenda. O grupo JBS teria irrigado a estrutura com contrato fraudulento de R$ 3 milhões. 

"Ela trabalha na Rádio Tupi, então tem que ficar no Rio. É uma vitória porque Rosinha e Garotinho são perseguidos", afirmou o advogado do casal, Carlos Azeredo, que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a liberdade de Garotinho. Também pedirá a Corte superior que revogue as medidas restritivas impostas à Rosinha pelo TRE.

Em relação a Garotinho, a desembargadora Cristiane Frota alegou, em seu voto, que "as medidas cautelares diversas da prisão não se mostram suficientes para resguardar a adequada e necessária instrução criminal". Rosinha e Garotinho foram presos, dia 22, pela Polícia Federal na operação batizada de Caixa D'Água.

Você pode gostar