Um senhor morreu durante a falta de Luz em Bonsucesso Zona Norte do Rio,ele usava aparelho respiratório  e sem luz a varios dias não resistiu ,vitima, João Lopos Pina, esposa chorando, Maria Ivanilda do Nascimeto Pina [foto]Severino Silva Agencia O Dia - Severino Silva
Um senhor morreu durante a falta de Luz em Bonsucesso Zona Norte do Rio,ele usava aparelho respiratório e sem luz a varios dias não resistiu ,vitima, João Lopos Pina, esposa chorando, Maria Ivanilda do Nascimeto Pina [foto]Severino Silva Agencia O DiaSeverino Silva
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - A Polícia Civil vai abrir investigação para apurar a morte do aposentado João Lopes Pina, de 72 anos. Portador de um problema respiratório crônico, ele morreu na sexta-feira, após ficar sem o aparelho para respirar por falta de energia em casa, em Bonsucesso, por dois dias. O delegado Wellington Vieira, da 21ª DP (Bonsucesso), decidiu abrir o procedimento após a história ser revelada no site do DIA ontem.

Diversas áreas continuam sem luz, desde o temporal de quarta-feira passada. O delegado quer entender porque a Light não resolveu a falta de luz na casa e porque a Comlurb não retirou árvores sobre as fiações. "Nessa briga da Light com a Comlurb o que sobrou para mim foi o atestado de óbito do meu marido", lamenta a viúva Maria Ivanilda do Nascimento, de 63. A família contou que pediu ajuda várias vezes à Light e à Comlurb mas que nada foi feito. Ontem a residência ainda permanecia sem luz. No entanto, após a publicação da reportagem, a Light resolveu o problema.

"Assim que vi a matéria agendei os depoimentos. Precisamos entender a causa da morte, o motivo da demora da volta da energia. Além disso, a família diz que parou um carro da Light, e os funcionários pediram dinheiro para fazer o serviço. Caso comprovados os crimes, os responsáveis poderão responder por homicídio", disse o delegado.

Segundo Maria Ivanilda, após a queda da energia, o esposo começou a passar mal e foi levado para o hospital e, voltou para casa na quinta. Na sexta, após a família dizer ter parado vários carros da Light e Comlurb para retomar a energia, ele teve outra crise respiratória e morreu.

A Light respondeu que, às 19h11 de sexta, a cliente Carla Costa, sobrinha de João Lopes, fez o primeiro contato para informar que estava sem energia e que, naquele momento, seu tio já tinha falecido. A empresa acrescentou que a residência não estava cadastrada como cliente que usa equipamento vital. A Comlurb informou que os galhos sobre a fiação foram retirados na sexta.

Light tem até hoje para religar luz
Publicidade
A Light tem até hoje para restabelecer a luz em todo o município. O prazo foi estabelecido ontem, em reunião com a Defensoria Pública do Rio. Bairros como Bonsucesso, Ilha do Governador e Jacarepaguá estão sem energia desde a madrugada de quinta. Caso a concessionária não cumpra o prazo, a Defensoria irá recorrer à Justiça.
Já na Comlurb, conforme noticiou o Informe do DIA, a presidência será assumida por Tarquinio Prisco. Há mais de 40 anos como servidor público, ele estava à frente da Coordenação Especial de Frota e Equipamentos da Diretoria Técnica e de Logística da empresa. Sergio Eduardo Martins, que havia assumido a companhia, deixou o posto após desentendimento com o chefe da Casa Civil, Paulo Messina (Pros).
Publicidade
Idosa ficou cinco noites sem dormir
Publicidade
E não é só a casa do aposentado que ficou sem energia por desde o temporal. Maria do Carmo Martins, de 98 anos, que também mora na vila, depende de um aparelho para respiração e teve dificuldades. Sem luz em casa, ela não conseguiu dormir por conta do calor. Diante do desespero da idosa, uma vizinha chegou a oferecer uma extensão de energia para a família de Maria.
"A moça da outra rua deixou a gente passar uma fiação pelo muro até chegar aqui. A minha avó chora muito e não consegue descansar por conta do calor. A noite não estamos conseguindo dormir. Tenho medo que possa acontecer algo mais grave com ela", destacou Conceição Martins de Góis, 52, que cuida da avó há anos. Na vila ainda moram outras 10 pessoas, entre elas um jovem autista de 19 anos que toma remédios que ficam na geladeira.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários