Julgamento do personagem Vinícius (Flávio Tolezani) mobilizou a Internet - Reprodução / TV Globo
Julgamento do personagem Vinícius (Flávio Tolezani) mobilizou a InternetReprodução / TV Globo
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - As cenas que mostraram o julgamento e a condenação do delegado pedófilo Vinícius (Flávio Tolezani) no capítulo de terça-feira da novela 'O Outro Lado do Paraíso', da TV Globo, provocaram comoção nacional, e incentivaram uma onda de denúncias contra esse crime no Rio de Janeiro. De acordo com a titular da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Juliana Emerique, ontem, os telefones da unidade não pararam de tocar e três pessoas registraram casos de pedofilia.

"Muitas pessoas ligaram pedindo informações de como denunciar pedófilos e agressores sexuais. Hoje (ontem), três registros foram feitos, segundo apuramos, incentivados pela novela. A ficção deu ânimo para maior confiança na polícia e a perda do medo de denunciar", afirmou Juliana.

O capítulo, em que o delegado revela que só se casou com Lorena (Sandra Corveloni) para abusar de Laura (Bella Pierro, então com oito anos e atualmente com 21), chamando a mulher de "cafona e feia", fez a emissora bater recorde de audiência, com pico de 45,6 pontos, e reacender a discussão sobre abusos sexuais. Nos últimos três anos, esse crime fez mais de 11 mil vítimas entre crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, segundo o Instituto de Segurança Pública.

Emocionado, o ator Flávio Tolezani confessou ao DIA, que se emocionou ao rever a filmagem, em que é desmascarado por Sebastiana Almeida (Ilva Niño), que trabalhou na casa de Vinícius e Lorena quando Laura era criança. Sebastiana revelou toda a verdade. "Eu vi que ele (Vinícius) fez mal para ela, mas tinha medo de perder o emprego", disse a personagem, chorando.

"Foi tenso rever. Chorei. Mas estou feliz, pois conseguimos colocar esse delicado assunto para discussão na sociedade", afirmou Tolezani. Pelo Instagram, Walcyr Carrasco, autor da novela, elogiou a atuação do elenco, sobretudo Flávio.

"Ele é um ótimo ator, mas por favor não o confundam com o personagem. Pessoalmente, o Flávio é simpático e boa gente", apelou Carrasco, que, através de diálogos emocionantes, conseguiu traduzir o medo da vítima em denunciar, a dificuldade em se produzir provas e, consequentemente, condenar o criminoso, quando não há denúncia formal.

Nas redes sociais, internautas também demonstraram emoção com as cenas. "Gelei quando Lorena comentou que o perigo pode morar ao lado, porque já passei por essa situação. Meu padastro abusou de mim quando criança", postou um internauta, que evitou se identificar. "Tenho vergonha e traumas", justificou. Segundo estatísticas, 41% dos crimes de abuso sexual infantil são cometidos por pessoas próximas e 20% especificamente por pai e mãe das vítimas.

Delegado foi assassinado na prisão

No capítulo de ontem, Vinicius é assassinado a facadas na cadeia, onde fora alertado pelo administrador do presídio sobre "o destino na prisão de quem comete esse tipo de crime".

Tabu, o tema pedofilia foi um dos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias. Relatos de prantos e indignação não faltaram. Outras novelas também abordaram o tema, como 'América', de Glória Perez, em 2005, e 'Chamas da Vida', em 2008. Nessas tramas, as vítimas conheceram pedófilos na internet. Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia, (21) 2253-1177, ou (21) 2334-8481 (DCAV).

Colaborou Bruna Motta, sob supervisão de Maria Inez Magalhães

Você pode gostar
Comentários