Mais Lidas

Informação conectada

Grupo passa a usar mesma plataforma para integrar jornais O DIA, MEIA HORA, sites e redes sociais. Com maior interatividade, redação terá núcleo de monitoramento

Por

O Dia Online
O Dia Online -

Rio - A partir de hoje, o Grupo O DIA de Comunicação dá início a uma nova etapa. Mais conectada à internet, a redação passa a atuar em conjunto, integrando O DIA, MEIA HORA e o ambiente online dos dois jornais. É a digitalização da informação do século 21, garantindo interatividade e informações que podem ser dadas em primeira mão durante as 24 horas do dia com o auxílio de um núcleo de monitoramento conectado em uma mesma base de dados. A lógica é simples: quando a informação chegar, ela poderá ser publicada no ambiente online, garantindo compartilhamentos e audiência.

As alterações foram pensadas a partir de um estudo de acesso e comportamento dos leitores. A informação passa a ser trabalhada em uma plataforma tecnológica única, com o mesmo sistema de edição, permitindo uma integração entre todos os ambientes. Com isso, é possível garantir mais agilidade e uma checagem em tempo real às notícias que aparecem em grupos do WhatsApp ou em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Marcos Salles, presidente do Grupo O DIA de Comunicação, diz que o momento é de fortalecimento online da empresa com um foco bem definido: o Rio de Janeiro. "Se as pessoas quiserem estar bem informadas sobre o Estado, precisam estar conectadas ao DIA Online e ou ao MEIA HORA Online. Vamos passar informações de domingo a domingo, em tempo real. Estamos nos posicionando fortemente no ambiente online, mas sem deixar de lado o impresso", explica.

Credibilidade

Segundo ele, a empresa estava sendo preparada para fazer essa integração nos últimos dois anos. "Agora, estamos prontos para agir de forma mais atuante nesse mercado. As pessoas estão se questionando sobre o que aparece na internet. Só os veículos de comunicação podem passar informações de qualidade e com credibilidade", diz Salles.

As mudanças na redação permitem que o mesmo jornalista possa publicar conteúdo para jornal, site e redes sociais em um sistema único, multimídia e multiplataforma. "A implementação de uma plataforma integrada permite que a gente publique conteúdo de maneira mais ágil no jornal, site e redes sociais. A rapidez é fundamental para a internet", argumenta Luiz Mendes, diretor de Tecnologia e Mídias Digitais do grupo.

Impacto na redação e no comercial

As mudanças terão impacto direto na redação e no comercial. Na Copa do Mundo, a aposta é em uma parceria com uma equipe que enviará vídeos diretamente da Rússia. Colunistas como Leo Dias e Paulo Capelli, do Informe do DIA, também poderão enviar notícias em tempo real, de qualquer lugar. Os anunciantes estarão mais integrados ao universo digital da empresa.

Na redação, a credibilidade da checagem das chamadas fake news é palavra de ordem. "O nosso papel é ter um online mais ágil para evitar a propagação de informações falsas na internet. A nossa meta é integrar a produção de notícias na redação", explica Francisco Alves Filho, editor-chefe do Jornal O DIA.

Essa credibilidade também tem impacto comercial, inserindo automaticamente os anunciantes na internet. "Hoje, mais de 70% dos nossos clientes já transitam no universo digital. Esse esforço editorial permitirá que toda a nossa base possa aproveitar os benefícios dessa audiência", projeta Daniel Penalva, diretor de publicidade.

CONCURSO VAI ELEGER MELHORES FOTOS DA CIDADE

O pontapé inicial na busca por uma maior interatividade com o leitor começa hoje, no dia do aniversário da cidade, com o projeto 'Foco no Rio'. A iniciativa surgiu em uma parceria com o movimento Carioca10 fazendo bonito pelo Rio. O objetivo é revelar cenas do cotidiano, expressadas em fotos feitas pelo celular nos quatro cantos da cidade. Paisagem, grafite e cenas urbanas podem ser retratadas pelo olhar do carioca.

As imagens devem ser postadas no Instagram dos próprios leitores com a #FocoNoRioCarioca10 até as 17h do dia 21 de março, com informações sobre a região onde a foto foi feita. Os perfis do Carioca 10 (@carioca_dez) e do jornal O Dia (@odiaonline) também devem ser mencionados. Ao longo de todo o projeto, as fotos postadas para o concurso também serão publicadas nas redes sociais do Jornal O DIA.

Cada região do Rio de Janeiro será representada por cinco finalistas. Os autores das quatro melhores fotos de cada zona da cidade serão escolhidos por um júri composto por fotógrafos profissionais e ganharão um celular Samsung J7 Prime 32 GB cada. Os 20 finalistas ainda participarão de uma eleição online no Instagram do DIA.

O autor da imagem mais curtida será fotógrafo por um dia na redação do jornal. O regulamento completo pode ser consultado no site www.carioca10.com.br.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

O Dia Online ARTE KIKO
Mudanças garantem agilidade e apuração em tempo real na redação Alexandre Brum

Comentários