Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos
Publicidade

Rompimento de tubulação 'engole' carro e alaga ruas de Vila Isabel

As ruas no entorno da Torres Homem foram tomadas pela água que vazou da tubulação e até residências foram atingidas

Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Uma tubulação da Cedae se rompeu e alagou ruas de Vila Isabel, na Zona Norte de Rio, na manhã desta sexta-feira. O vazamento causou o afundamento do asfalto da Rua Torres Homem, na esquina com a Rua Souza Franco, e um veículo foi 'engolido' pelo buraco. Às 8h a tubulação foi fechada, mas há risco do trecho afundar ainda mais. 

O estouro aconteceu às 6h45, de acordo com uma moradora. "Acordei com um barulho muito grande", disse a professora Maria Angélica dos Santos, 60 anos. O DIA conversou com os ocupantes do Zafira que afundou no buraco causado pelo vazamento. Os três voltavam de uma festa quando tudo aconteceu. 

"Estávamos vindo e já havia água, só que estava baixo. Paramos no sinal que estava fechado e, antes do sinal abrir, o carro caiu no buraco e do nada afundou. Eu saí primeiro, saiu o meu tio e depois minha prima. O carro ainda continuou afundando e afundando. A Cedae disse que vai arcar com tudo. O carro não tem seguro. Quando o carro tombou bati com a boca no porta-luva”, disse Laudiceia Araujo, de 28 anos.

O carro de Laudiceia era conduzido pelo tio quando tudo aconteceu. "Do nada o carro virou e saiu muita água. Foi muito desespero. A água não parava de subir. Víamos a água mas não conseguimos vir o buraco. Estávamos de passagem indo para Bonsucesso”, contou.

Os trabalhos foram interrompidos por volta das 9h quando um forte cheiro de gás causado por um vazamento na rede da CEG foi sentido e só serão retomados quando a empresa chegar ao local. Neste horário, um poste de utilizado pela CET-Rio desabou, assim com um sinal de trânsito que fica entre as ruas Torres Homem e Souza Franco. Neste horário o asfalto cedeu mais e o veículo afundou por completo.  

Moradores relatam transtornos

Com a força da água, pedras foram arrastadas e muitas casas ficaram alagadas. Em uma vila, moradores de várias acordaram com a lama. "Pensei que fosse chuva. Agora não sei como vou sair de casa. To criando coragem para enfrentar essa lama. Estou aqui há 15 minutos. Tenho médico na Saens Peña e tenho que ver como vou chegar. Agora vou subir e colocar uma galocha", contou a consultora Luana Piani, de 25 anos, que mora na Rua Souza Franco, local mais afetado pelo rompimento. Nesta rua várias casas alagaram.

"A Vila encheu, mas graças a Deus as casas foram construídas no nível da rua e não encheu. Mas as pessoas não estão conseguindo sair", disse Alex Oliveira, 43 anos, especialista de segurança. Segundo ele, a vila na Rua Souza Franco tem 13 casas e muitos moradores estão ilhados. O carro dele também foi atingido pela água.

"Esse ponto sempre alaga quando chove. Essa quadra sempre enche e aqui é pior por conta da inclinação, a tubulação está no nível mais alto. Tive um prejuízo, a água entrou no meu carro. Espero que não tenha entrado no motor. O assoalho está todo molhado. Vou ver se consigo trabalhar com o carro ainda hoje”, falou Alex, que mora há 40 anos na região.

A Rua Torres Homem foi inicialmente fechada na altura da Souza Franco e os motoristas devem seguir pelo Boulevard 28 de Setembro ou pela Rua Maxwell, mas às 8h30 foi totalmente interditada por conta do risco de desabamento de um poste. O trânsito apresenta retenções na região. A Comlurb e a Guarda Municipal auxiliam os trabalhos na via. O Corpo de Bombeiros, que disse mais cedo não ter sido chamado para a ocorrência, chegou ao local às 7h50.

Segundo a Cedae, técnicos já iniciaram os trabalhos para conter o vazamento da tubulação e depois realizar o reparo. Uma equipe da segurança patrimonial também vai para o local para verificar possíveis danos. Não foi informado se o fornecimento de água será afetado, mas alguns moradores já reclamam da falta.

"Na Rua senador Nabuco já está sem água, desde 7h já não existia mais. Tenho um reservatório em casa, mas a água da cozinha é da rua", disse a dona de casa Cíntia da Silva Marçal, que vai economizar no consumo. 

Você pode gostar
Comentários
mais notícias