3-03-8--20 Dia D de Vacinação Contra a Febre Amarela no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, na rua Henrique Valadares, Centro.Maria Mirtes Caldas. Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia - Cidade, Saúde, Vacina, Posto, Mosquito - Maíra Coelho / Agência O Dia
3-03-8--20 Dia D de Vacinação Contra a Febre Amarela no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, na rua Henrique Valadares, Centro.Maria Mirtes Caldas. Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia - Cidade, Saúde, Vacina, Posto, MosquitoMaíra Coelho / Agência O Dia
Por JONATHAN FERREIRA

Rio - O Dia D da campanha de vacinação contra a febre amarela que ocorreu neste sábado, em todo o estado do Rio de Janeiro, teve procura abaixo do esperado pela secretaria estadual de Saúde (SES). Mesmo com a mobilização nos 92 municípios, 29 UPAs e 11 hospitais da rede estadual, além do reforço de 600 militares do Corpo de Bombeiros que atuaram na campanha de vacinação em 22 quartéis da corporação, o governo ainda não atingiu o objetivo de imunizar 14 milhões de pessoas. De acordo com último balanço divulgado pelo estado, cerca de 10,5 milhões de fluminenses foram vacinados. De acordo com o último balanço divulgado pela SES, foram registrados 112 casos de febre amarela silvestre em humanos, em 2018. Do total, 51 pacientes diagnosticados com a doença morreram.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Texeira Junior, a campanha irá continuar no estado até a meta ser atingida. Ele garantiu que não faltará dose para quem for às unidades de saúde se imunizar. “Angra dos Reis é a região mais vulnerável. Já vínhamos intensificando a vacinação em Angra dos Reis, mas precisamos ampliar para Mangaratiba. As prefeituras estão fazendo um grande trabalho de conscientização. Não vai faltar dose para ninguém”, prometeu.

Na cidade do Rio, todas as 232 unidades de saúde abriram as portas para vacinar a população. A autônoma Maria Caldas, de 50 anos, aproveitou a campanha para levar o filho, de 19 anos, ao Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz, no Centro. “Acordei cedo e vim para a fila. Liguei para ele e disse que não iria sair daqui enquanto ele não viesse se vacinar. Mãe só quer ver os filhos bem e por isso fazemos de tudo por eles”, contou. A preocupação com o risco da doença também fez com que a manicure Teresa Batista, 51, levasse a filha Dhara Batista, de 18 anos, para se imunizar. “ Vendo o surto de febre amarela na TV fiquei com medo e me vacinei. Agora trouxe ela para tomar a dose. Estamos novas para morrer, não é mesmo?", brincou Tereza.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que 57.751 pessoas foram vacinadas ontem no Rio. Ainda segundo a SMS, em 2018, 1.168.959 doses da vacina foram aplicadas no município do Rio. Somando-se à população imunizada nos anos anteriores, já são 4.220.619 pessoas protegidas contra a doença, o que dá uma cobertura de 78,1% da população alvo da vacina – pessoas de nove meses a 59 anos de idade.

O município de Itatiaia confirmou na noite desta sexta-feira o primeiro caso de febre amarela em macaco. O registro aconteceu no interior do parque nacional da cidade, que ainda não tem casos da doença em humanos. Com a confirmação, Itatiaia passa de área de alerta para área de circulação confirmada do vírus da febre amarela. Quem for entrar no parque a partir de agora terá que assinar um termo de ciência de risco. 

Você pode gostar
Comentários