O delegado Rivaldo Barbosa assumirá o comando da Polícia Civil. Já o coronel Luis Claudio Laviano assumirá a PM - Daniel Castelo Branco/ Agência O DIA e Divulgação
O delegado Rivaldo Barbosa assumirá o comando da Polícia Civil. Já o coronel Luis Claudio Laviano assumirá a PMDaniel Castelo Branco/ Agência O DIA e Divulgação
Por Bruna Fantti

Rio - O secretário de Segurança, o general Richard Fernandez Nunes, mudou as chefias das polícias Civil e Militar. O coronel Luis Claudio Laviano assume a partir desta quarta-feira o lugar do coronel Wolney Dias no comando da PM. Já a chefia da Civil será do delegado Rivaldo Barbosa, que estava à frente da Delegacia de Homicídios. As informações foram confirmadas há pouco pela Secretaria de Segurança. Essa é a primeira mudança feita por Nunes desde a intervenção federal, que teve início em 16 de fevereiro. 

Laviano é ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Coordenaria de Polícia Pacificadora (CPP). No currículo ele possui o Curso de Formação de Oficiais (EsFO) de 1988 a 1991. Em 1998, ele integrou o Curso de Operações Especiais do Bope. No ano seguinte, Laviano fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Possui ainda os cursos de Operações Especiais (COEsp), de Ações Táticas (CAT), Modo de Treinamento de Defesa pessoal, Controle de Conflitos e Situações de Crise, Avançado de Negociações, Proteção e Segurança de Autoridades (CSPAUT) e Superior de Polícia Integrado (CSPI). Laviano também foi chefe de segurança da Prefeitura do Rio. 

Rivaldo Barbosa ingressou na Polícia Civil em 2002. Na instituição, ele chefiou a Coordenadoria de Informação e Inteligência Policiais (Cinpol), a Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter) e atualmente era o diretor da Delegacia de Homicídios (DH). Na Secretaria de Segurança, o delegado já ocupou o cargo de titular da Subsecretaria de Inteligência.

Além da DH, Barbosa foi o responsável pelo desenvolvimento e execução do plano operacional de inteligência dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Entre inúmeros cursos e seminários, Rivaldo participou do Curso Superior de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Guerra.

O secretário Richard Nunes determinou que o novo chefe de Polícia Civil priorize a valorização profissional e forneça um diagnóstico para as condições necessárias de trabalho; incremente a integração entre as polícias e forças de segurança, além de fortalecer o Sistema Integrado de Metas.

Você pode gostar
Comentários