Deputado está preso na cadeia de Benfica - Valter Campanato/Agência Brasil
Deputado está preso na cadeia de BenficaValter Campanato/Agência Brasil
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Rio - O presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) Jorge Picciani (MDB) entrou com pedido de prisão domiciliar no Superior Tribunal Federal (STF). A defesa do político, que está preso desde novembro, na Cadeia de Benfica, na Zona Norte da cidade, alega que ele não pode ficar lá por que, graças a um câncer na bexiga, recentemente foi submetido a uma "complicadíssima cirurgia, de quase dez horas".

O relator do pedido será o ministro Dias Toffoli. A própria defesa de Picciani pediu que o habeas corpus fosse distribuído a ele. Toffoli analisou solicitações de outros investigados na Operação Cadeia Velha, a mesma que prendeu Picciani.

Na prisão, segundo a defesa, Picciani não tem conseguido tomar os cuidados necessários com a saúde. "Levado ao cárcere, o ambiente insalubre e impróprio para pacientes que demandam cuidados específicos trouxe à tona permanente infecção urinária, acompanhada de incontinência".

Entenda

Picciani e o também deputado estadual Paulo Melo (MDB) foram presos sob a acusação de participarem de um esquema de propinas no setor de transporte público do Rio. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), os fatos investigados "evidenciam um monumental esquema de corrupção" no estado, que começou na década de 1990 e perdurou até o ano passado.

A PGR ressaltou, em parecer enviado ao STF, em janeiro, que a prisão dos deputados fluminenses foi decretada após a existência de "graves indícios" de crimes.

Você pode gostar
Comentários