Campanha de vacinação contra febre amarela estará na estação Carioca - Reprodução
Campanha de vacinação contra febre amarela estará na estação CariocaReprodução
Por O Dia

Rio -  O Centro Estadual de Diagnósticos de Imagem (Rio Imagem), no Centro do Rio, passa a oferecer a partir desta quarta-feira vacina contra febre amarela e com horário ampliado: 7h às 22h. A novidade é mais uma medida implantada pela Secretaria de Estado de Saúde para aumentar o número de imunizados no estado do Rio e contará com médicos de plantão para fazer avaliação de idosos.

"Sabemos que muitas pessoas trabalham o dia todo e por isso ainda não conseguiram se vacinar. O Rio Imagem fica em frente à Central do Brasil, um ponto importante do Rio, e vai funcionar em horário estendido para atender essas pessoas. Além disso, a unidade terá médicos de plantão para fazer a avaliação de idosos e pessoas que precisam de recomendação", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde janeiro de 2017 vem sendo adotadas inúmeras medidas preventivas para conter a expansão do vírus da febre amarela no estado. Mesmo antes dos primeiros casos da doença, foram criados cinturões de bloqueio, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais. Em julho do ano passado, todos os 92 municípios foram incluídos na área de recomendação da vacina. Além disso, foram realizados três Dias D com objetivo de ofertar a vacina para toda a população. Mas a procura não foi grande.

Centro Estadual de Diagnósticos por Imagem (Rio Imagem), em frente à Central do Brasil, vai dar vacina da febre amarela até as 22h - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia

"A vacinação em massa é a única forma de contermos o avanço da febre amarela no estado. Já vacinamos cerca de 10,7 milhões de pessoas, mas ainda precisamos imunizar cerca de 3,3 milhões de cidadãos. Saímos de um percentual de 3% da população vacinada para mais de 76%. Nosso objetivo é continuar a campanha e atingir o público-alvo, que é de 14 milhões de pessoas", ressaltou o secretário.

Parceria com a Eneel

Além da vacinação no Rio Imagem, a SES fechou uma parceria com a Eneel Distribuição Rio, e 350 leituristas — técnicos que realizam a leitura do consumo de energia nos medidores residenciais — irão orientar e informar a população sobre a importância da vacinação para o combate da febre amarela.

O projeto começará, inicialmente, nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Magé, podendo ser estendido a outros locais. Cada leiturista da Enel visita, em média, 400 clientes por dia. Dessa forma, cerca de 1,8 milhão de moradores da região receberão orientações sobre o combate à doença.

Desde 25 de janeiro, após orientação do Ministério da Saúde, 15 municípios da Região Metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina. Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios do estado são aplicadas doses padrão da vacina.

Quem não deve tomar a dose fracionada:

- crianças de 9 meses a menores de dois anos;

- pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras);

- gestantes;

- viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação)

Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente, assim como quem já teve a doença, desde que esteja curado há mais de um ano.

Você pode gostar
Comentários