Marielle Franco - Divulgação
Marielle FrancoDivulgação
Por O Dia

Rio - A morte da vereadora Marielle Franco (Psol), 38, na noite desta quarta-feira, gerou muitas manifestações de autoridades do país. A socióloga foi assassinada, no Estácio, a poucos metros da sede da Prefeitura do Rio. Um carro emparelhou com o que ela estava, e os ocupantes abriram fogo contra ele, fugindo em seguida. Pelo menos cinco tiros atingiram a cabeça da vereadora.

GOVERNO FEDERAL (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República)

"O governo federal acompanhará toda a apuração do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista que a acompanhava na noite desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, falou com o interventor federal no estado, general Walter Braga Netto, e colocou a Polícia Federal à disposição para auxiliar em toda investigação".

LUIZ FERNANDO PEZÃO (Governador do Rio de Janeiro)

Luiz Fernando Pezão - Agência Brasil

"Lamento profundamente esse ato de extrema covardia contra a vereadora Marielle Franco, uma mulher admirável, guerreira e atuante, de liderança inequívoca, que tanto lutou contra as desigualdades e violência da qual acabou sendo vítima. Solidarizo-me com familiares e amigos, e acompanho, com as forças federais e integradas de Segurança, a apuração dos fatos para a punição dos autores desse crime hediondo que tanto nos entristece"

MARCELO  CRIVELLA (Prefeito do Rio de Janeiro)

Crivella vai regulamentar o Uber - Agência Senado

"É com profundo pesar que lamentamos o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco, cuja honradez, bravura e espírito público representavam com grandeza inigualável as virtudes da mulher carioca. Sua trajetória exemplar de superação continuará a brilhar como uma estrela de esperança para todos que, inconformados, lutam por um Rio culto, poderoso, rico, mas, sobretudo, justo e humano. Em cada lar uma prece, em cada olhar uma lágrima e em cada coração um voto de tristeza, dor e saudade. É assim que hoje anoitece a cidade desolada e amargurada pela perda de sua filha inesquecível e inigualável. Que Deus a tenha!"

PAULO MESSINA (Secretário municipal da Casa Civil do Rio)

Paulo Messina - Marcio Mercante / Agencia O Dia

"Marielle era uma pessoa sensacional, lutadora, uma colega de trabalho que estava em seu primeiro mandato, mas já sabia produzir muito. É uma grande perda para todos nós. Mais do que a morte de uma vereadora, é uma cidadã. É um momento de muita comoção de todos".

LINDBERGH FARIAS (Senador pelo PT-RJ)

Lindbergh Farias - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

"Me faltam palavras para expressar a dor com o bárbaro assassinato da vereadora Marielle do PSOL. Uma jovem negra, feminista, aguerrida militante em defesa dos direitos do povo pobre! Minha solidariedade aos familiares e amigos".

RANDOLFE RODRIGUES (Senador pela Rede-AP)

Randolfe Rodrigues - Jonas Pereira / Agência Senado

"Mulher, mãe, negra, jovem ativista, intelectual e... mais uma vida interrompida pela violência das milícias do Rio de Janeiro! Acabei de tomar conhecimento do brutal assassinato de Marielle Franco, defensora de Direitos Humanos, moradora da comunidade da Maré e vereadora do Rio de Janeiro, engajada diariamente no combate à violência e a todas as formas de corrupção. Fosse a notícia da morte de Marielle, já estaria consternado, mas o caso é muito pior: ao que tudo indica, trata-se de mais uma covarde execução. Quantos jovens sonhadores, engajados no projeto de um Brasil melhor, ainda serão sacrificados, até que o Estado resolva enfrentar de forma real, sem demagogia ou soluções simplistas o quadro dramático da violência urbana? À memória e legado de Marielle, registro meu compromisso de levar sua luta adiante, combatendo de forma intransigente o crime organizado, que extermina a juventude negra e a condena a um horizonte permanente de desesperança, sem abrir mão, tal como ela, da defesa de uma sociedade democrática, justa e tolerante. À sua família, amigos e companheiros de militância do Psol, registro minhas condolências e minha solidariedade nesse momento de dor imensurável".

CHICO ALENCAR (Deputado federal pelo Psol-RJ)

Chico Alencar - Gustavo Lima / Agência Câmara

"Estou e estamos todos chocados! Queria que fosse tudo um pesadelo que acaba quando se acorda. Amanhã cedo viajo para o Rio. Além da mais intensa solidariedade com família e amigos da querida Marielle e do Anderson Gomes, o que temos que exigir com o que nos resta de forças, é que este não seja mais um dos 90% dos homicídios não apurados, não esclarecidos, impunes. A vida intensa e linda da Marielle está destruída, como a do Anderson, mas os valores que nossa amada companheira praticou jamais. Tudo aponta para uma abominável e covarde execução. Em meio a essa tragédia e tanta dor, é hora de total clamor. Luto, luta".

JEAN WYLLYS (Deputado federal pelo Psol-RJ)

-

"Estou chocado, triste, chorando, furioso, indignado, em um estado emocional que não permite falar muito. Marielle Franco era minha amiga, antes de ser companheira, vereadora ou qualquer outra coisa. Era uma pessoa extraordinária, carinhosa, inteligente, corajosa, boa. Ainda não temos muita informação e precisamos ser prudentes, mas o fato é que ela foi assassinada. Vamos exigir uma investigação rigorosa dos fatos. Queremos saber quem matou e por que. Mas agora o mais importante é acompanhar a família dela e do companheiro que conduzia o carro e também foi morto. É uma noite muito triste, estamos desolados".

JANDIRA FEGHALI (Deputada federal pelo PCdoB-RJ)

Jandira Feghali - Arquivo O Dia

"Amigos da luta política, estou extremamente chocada com a notícia da morte de Marielle Franco agora no Rio. Uma menina empoderada, com brilho próprio, repleta de sonhos. É difícil de acreditar. Força aos seus familiares, amigos e companheiros de jornada do Psol. Triste demais".

WADIH DAMOUS (Deputado federal pelo PT-RJ)

Wadih Damous - Tomaz Silva / Agência Brasil

"Marielle Franco foi executada. O assassinato consumou-se hoje, mas é resultado de uma trama urdida pela barbárie que toma conta do Brasil. Sob o fascismo, os grupos de extermínio agem livremente. Enquanto isso a intervenção militar revista mochilas de crianças das favelas".

MARCELO FREIXO (Deputado estadual pelo Psol-RJ)

Marcelo Freixo - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia

"Cabe a polícia fazer a investigação. Mas a gente evidentemente não vai, nesse momento, aliviar isso. As características são muito nítidas de execução. A gente quer isso apurado o mais rápido possível. Não é por cada um de nós. É pelo Rio de Janeiro. Isso é completamente inadmissível. Uma pessoa cheia de vida, cheia de gás, uma pessoa fundamental para o Rio de Janeiro brutalmente assassinada. Conheci a Marielle muito jovem, saindo dos pré-vestibulares comunitários, trabalhou 10 anos na minha equipe. É uma mulher extraordinária. Agora é hora de cuidar da família, de cuidar da filha, da mãe, da irmã, do pai. Nesse momento o que temos que fazer com ela é o que ela sempre fez, cuidar da família".

CARLOS MINC (Deputado estadual pelo PSB-RJ)

Carlos Minc - Roosewelt Pinheiro / Agência Brasil

"A combativa e querida vereadora Marielle Franco foi assassinada agora à noite na Lapa. No carro, junto com o motorista também assassinado! Nada foi roubado! Há que haver uma profunda e rigorosa investigação, com acompanhamento independente! Marielle denunciou, neste domingo, truculência policial do 41 Batalhão da PM de Acari. Segundo a CPI das Armas, que eu presidi, o 41 BPM era o que mais matava! Sempre a encontrava - nos atos políticos, nas paradas LGBT, nos shows no Circo Voador e na Fundição Progresso - com seus cabelos coloridos, seu riso arrebatador, sua energia renovável. Isto é inaceitável! Um horror! Intervenção?! Viva sempre Marielle, querida lutadora por todos os direitos de cidadania".

LUIZ PAULO (Deputado estadual pelo PSDB-RJ)

Luiz Paulo - Divulgação

"A Marielle era vereadora combativa, humana, participava de todas as lutas populares. Inaceitável tal crime brutal".

TARCÍSIO MOTTA (Vereador pelo Psol-RJ)

Tarcísio Motta: "O nosso desafio é mostrar que ser radical não é ser destrutivo." - Paulo Capelli/ Agência O DIA

"Lamento profundamente esse ato de extrema covardia contra a vereadora Marielle Franco. Uma mulher admirável, guerreira e atuante, de liderança inequívoca, que tanto lutou contra as desigualdades e violência da qual acabou sendo vítima. Solidarizo-me com familiares e amigos e acompanho, com as forças federais e integradas de Segurança, a apuração dos fatos para a punição dos autores desse crime hediondo que tanto nos entristece".

PAULO PINHEIRO (Vereador pelo Psol-RJ)

Paulo Pinheiro - Divulgação

"A Marielle era uma vereadora atuante, com trabalho forte em defesa da mulher. Precisamos que a polícia investigue. Não é possível que numa cidade como essa, uma coisa dessa acontecer, aqui no Centro, do lado da sede da Prefeitura. Se você tem uma pessoa que está dentro de um carro, do lado da sede da Prefeitura, você não podia esperar lugar mais seguro do que aqui. Você está vendo o prefeito andar do lado do prédio dele e assistir isso daqui. É inaceitável. Não é porque ela é vereadora, é porque ela é cidadã, uma pessoa como outra qualquer. Todos nós estamos expostos a isso. Não somos super homens, nem super mulheres. Hoje, na cidade estamos expostos a qualquer momento. Eu passo aqui todo dia. A gente está sempre assustado com a moto que para do lado e quem é o carro que para do lado".

ROSA FERNANDES (vereadora pelo PMDB-RJ)

Rosa Fernandes - Reprodução / Facebook

2017-12-14 - AGÊNCIA DE NOTîCIA - PARCEIRO - Câmara Municipal do Rio realiza audiência pública, presidida pela vereadora Rosa Fernandes, de prestação de contas da Secretária Municipal de Saúde - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia

"É inacreditável. Ela hoje brincou com todo mundo. Estava com um astral muito bom. Mariellen era uma pessoa muito comunicativa. Não se aborrecia com facilidade. Uma moça doce. Uma mulher muito inteligente. Ela se dava com todo mundo. Era muito antenada em tudo. Uma boa desenvoltura. Estou meio tonta com isso. É muita coisa. Muita barbaridade. Não tenha dúvida de que vamos pedir rigor na investigação. Não será um caso muito difícil de elucidar não. Aqui no Centro tem muitas câmeras. É uma guerra que a gente está vivendo. Uma violência tão descontrolada. Fico com medo de pegar a Avenida Brasil, de ir embora para casa. A gente faz essa fala anos e anos e nada muda. Só piora. A tendência é piorar a cada dia. A sensação que a população tem é que se elas pudessem, elas migravam para outro lugar. Está muito difícil viver nessa cidade e a gente tem que ter a co-responsabilidade de brigar, de reclamar, de se indignar, mas a gente se sente impotente de fazer algum coiosa".

MANUELA D'ÁVILA (Deputada estadual pelo PCdoB-RS)

Rio,02/03/2018 - ELEIÇÕES 2018- Entrevista com a Candidata a Presidência da República, Manuela DÁvila do PCdB. Foto de Maíra Coelho/Agência O Dia. Cidade,Política, Voto, Democracia, Partido, Político - Maíra Coelho/Agência O Dia

"Chocada e triste com o assassinato da Vereadora do Psol no Rio, Marielle Franco. Apuração já! Ninguém vai calar as mulheres que lutam, Marielle. Meu abraço à família e aos companheiros e companheiras do Psol".

MARINA SILVA

Marina Silva - Agência Brasil

"É muito grave e triste a notícia do assassinato da vereadora Marielle Franco do Psol-RJ. As autoridades precisam abrir investigações rigorosas. Minha solidariedade, nesse momento de perda e dor. Que Deus possa consolar a família, amigos e companheiros de militância".

CÂMARA DO RIO

"A Câmara do Rio informa, com pesar, o falecimento da vereadora Marielle Franco, morta nesta quarta-feira (14), no Centro do Rio. Nascida e criada no Complexo da Maré, a parlamentar conquistou mais de 46 mil votos em sua primeira eleição. Socióloga e mestra em Administração Pública, Marielle Franco se destacou no Legislativo carioca por sua luta em defesa das mulheres, presidindo a Comissão de Defesa das Mulheres, e dos menos favorecidos. Em uma de suas últimas falas no Plenário da Câmara, a vereadora ressaltou a resistência e a lutas das mulheres pela pauta do direito à vida e contra toda forma de opressão. Marielle Franco deixa uma filha."

 

BANCADA DO PT NO ALERJ

"A Bancada do PT na Alerj, profundamente chocada com o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL, manifesta sua irrestrita solidariedade aos familiares e amigos de Marielle e de Anderson.

A morte de Marielle cala a voz de uma mulher guerreira, uma lutadora da causa dos oprimidos, uma defensora dos direitos humanos, uma pessoa que tão bem simbolizou a célebre frase de Che Guevara - hay que lutar sin perder la ternura jamás.

Mas se a voz negra e firme de Marielle foi calada, sua luta e seus ideias permanecem vivos nas ruas da Maré, nas favelas do Rio, no movimento feminista, no movimento negro, no movimento LGBT, no Parlamento.

Cobramos rigorosa apuração sobre as circunstâncias de sua morte.

Marielle, presente!"

ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

"Se um irmão sofre, todos sofrem com ele, pois nós todos, lembramos o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, somos irmãos.

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, tendo em vista o triste quadro de violência em nossa cidade, manifesta sua solidariedade a todas as vítimas, seus familiares e amigos.

Diante da morte de tantas pessoas, dentre as quais a Vereadora Marielle Franco e seu motorista, o Sr. Anderson Pedro Gomes, torna-se ainda mais urgente reafirmar o valor da vida, desde a concepção até a morte natural. De fato, a violência é um mal que se multiplica incessantemente, toma inúmeras formas, penetra nos mais diversos ambientes e faz um número cada vez maior de vítimas.

Cada vítima, é um clamor aos céus e aos corações para que se unam todas as forças a fim de que se supere a violência e suas causas. Cada vida ceifada faz recair sobre todos nós a responsabilidade pela efetiva busca de uma cultura de paz, concretizada no respeito à dignidade de todas as pessoas, em especial, as mais fragilizadas.

Não deixemos que, junto aos corpos sepultados, se enterrem igualmente nossa esperança e nosso empenho pela construção de mundo sem violência, fome, desemprego, corrupção, preconceito e tantas outras mazelas.

Que as vítimas descansem em paz. Que seus familiares encontrem em Deus a paz tão necessária.

E que todos nós sejamos instrumentos dessa paz."

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS (IAB)

"O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), consternado com o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL, e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, no Centro do Rio, manifesta profunda preocupação com a ousadia demonstrada por grupos criminosos, que empregam métodos semelhantes aos utilizados pela repressão no período da ditadura militar.

O IAB e toda a sociedade exigem o máximo empenho das autoridades para a rápida e rigorosa apuração do crime."

RACHEL DODGE, PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

"A presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e procuradora-geral da República, Raquel Dodge, expressa integral apoio ao trabalho dos membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na pessoa do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussen, em relação às investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Pedro Gomes, em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. A vereadora se notabilizou por ser defensora dos direitos humanos e por dar voz às vítimas de violência no Estado.

O Ministério Público está unido e mobilizado em torno do assunto. Foram designados a secretária de Direitos Humanos do CNMP, Ivana Farina, o secretário de Relações Institucionais do CNMP, Nedens Ulisses, e o secretário de Direitos Humanos da PGR, André de Carvalho Ramos, para se reunirem com o procurador-geral de Justiça Eduardo Gussen e autoridades do Estado para acompanharem o início das investigações.

Também na manhã desta quinta-feira (15) Raquel Dodge determinou a instauração de procedimento instrutório de eventual Incidente de Deslocamento de Competência, para possível federalização da persecução penal. Além disso, solicitou à Polícia Federal que, com fundamento na Lei n. 10.446 e no artigo 144-§1º-I da Constituição, adote diligências de investigação necessárias."

Você pode gostar