A dona de casa Marcilene Aparecida dos Anjos levou apenas 15 minutos para dar entrada na renovação da carteira de habilitação. O operador de máquinas José Maurício de Oliveira Cândido antecipou em três meses a vistoria anual do seu carro. A pequena Samira, de apenas 6 anos, não teve dificuldades para tirar a sua primeira carteira de identidade. Eles estavam na 51ª edição do Detran Presente, sediada na última sexta-feira no parque de exposições de Itaipava, distrito de Petrópolis. E agora fazem parte de um universo de mais de 90 mil pessoas atendidas pelo serviço itinerante, que já percorreu 25 cidades no Estado do Rio desde 2017. É a segunda reportagem da série publicada pelo DIA, mostrando as mudanças já sentidas pela população com o uso de novas tecnologias para reduzir a burocracia no órgão.
O mutirão é responsável pela renovação de carteira de identidade, habilitação, vistoria e recursos contra multas. Neste ano, já foram cinco edições. A primeira delas ocorreu na Praça Mauá, no dia 1º deste mês. Depois, o programa passou por outros três locais da cidade do Rio: Central do Brasil, Rio Comprido e Barra, em uma edição especial voltada para carros antigos. O Detran também passou por Volta Redonda, no Sul Fluminense.
Marcilene, citada no começo da reportagem, só ficou sabendo do mutirão ao ler uma mensagem enviada pela sua tia no grupo da família no WhatsApp. "Cheguei sem agendamento mesmo. O atendimento foi bem rápido. Agora, tenho que marcar exame de vista e já vou pegar a nova habilitação em um posto novo do Detran, que abriu há duas semanas em Itaipava", conta.
MAIS AGILIDADE
José Mauricio de Oliveira Cândido, que fez a vistoria do seu veículo, também ficou surpreso com a agilidade. "Tinha muita gente, mas o atendimento foi bem rápido", relata. A doméstica Jaqueline Dias, que foi ao local de vistoria em Petrópolis para fazer a carteira de identidade da filha Samira, também elogiou o atendimento. "Vim preparada para o pior. Mas encontrei tudo organizado. Fiquei muito satisfeita", conta.
O projeto começou a ser desenvolvido na gestão de Vinicius Farah, que assumiu a presidência do Detran RJ há um ano. A perspectiva é ambiciosa: "Com a continuidade do Detran Presente, vamos zerar a demanda neste ano", projeta Farah.
Ele aponta o programa como o principal legado da sua administração. "O Detran passou a levar todos os seus serviços para as pessoas. Um processo de agendamento que antes levava até 50 dias passou a ser resolvido em 40 minutos. A ideia é ter um órgão moderno, que entrega o serviço no tempo em que o cidadão espera. O Detran vai se transformar num modelo onde a população vai ter a sensação de que está sendo atendido em uma entidade privada, pela agilidade e qualidade do atendimento".