Maria Nazareth, mãe de Guido, destacou a profissão do filho:
Maria Nazareth, mãe de Guido, destacou a profissão do filho: "Foi um médico muito dedicado e estudioso"Fernando Souza / ARQUIVO
Por O Dia

Rio - Na fila para beatificação, Padre Guido será homenageado hoje, na Praia do Recreio, com uma missa para lembrar os nove anos da sua morte. O ato em celebração ao seminarista, médico e surfista Guido Schaffer contará com a presença do arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta, que fará a bênção das pranchas, além de exaltar o trabalho dos médicos amigos do jovem no Ambulatório da Providência, em São Cristóvão.

O projeto no ambulatório é conhecido como Serviço de Oftalmologia Guido Schaffer e tem atraído, desde março, o trabalho voluntário de oftalmologistas. De acordo com a médica e amiga de Guido, Carolina do Val, a iniciativa reflete o pensamento do jovem, que sempre buscava ajudar os mais necessitados. Ela também explicou que está dando sequência a um antigo plano do amigo.

"O Ambulatório da Providência existe há cerca de 30 anos e sempre foi voltado para o atendimento médico de pessoas carentes e também tem como base o apoio social aos pacientes, que podem também retirar documentos, tomar café e almoçar. Em vida, o Guido sonhava com a criação de um hospital para os pobres e me pediu ajuda para desenvolvê-lo", explicou a médica. "Temos atendido vários pacientes e pretendemos expandir o trabalho. Esse é só o início da realização do sonho de Guido", completou.

Para a mãe do surfista, Maria Nazareth Schäffer, as ações de Guido são muito mais do que lembranças. "Dizem que o que a gente é na terra é melhor no céu. E Guido foi um médico muito dedicado e estudioso. Eu creio que, lá do céu, ele continua tentando ajudar as pessoas, principalmente os doentes e médicos, que pedem a intercessão dele. Guido sempre dizia: 'Mãe, para mim, o doente é Cristo e, sempre que eu me aproximo de um doente, eu ouço interiormente Jesus dizendo: 'Vinde, bendito de meu Pai, porque eu estava doente e tu me visitaste'. Ele tinha esse olhar para o doente: 'É o próprio Cristo que estou tratando'", declarou.

A bênção das pranchas feita por Dom Orani será às 8h, seguida pela missa, presidida por Dom Roberto, às 10h na Praia do Recreio, no Posto 11.

Em 2014, Guido Schaffer recebeu do Vaticano o título de Servo de Deus. Desde então, o 'São Francisco de Assis carioca', como também é conhecido, está em processo de beatificação e canonização e pode se tornar o primeiro santo surfista do Rio de Janeiro.

Desde que morreu afogado em 2009, aos 34 anos, enquanto surfava na praia do Recreio, as ações de Guido têm sido motivo de exaltação entre fiéis. Formado em medicina, o jovem estava prestes a terminar os estudos para se tornar padre.

Feriado com termômetro nas alturas
Publicidade
O tempo não vai ser problema para quem quiser comparecer ao ato em homenagem ao médico e surfista Guido Schaffer. Pelo contrário, dá até para tomar um banho no mar.
O feriado do Dia do Trabalhador será de céu parcialmente nublado no Rio, mas com máxima prevista de 33 graus e mínima que não deve ultrapassar os 16 graus. A intensidade dos ventos será fraca.
Publicidade
Já amanhã, o guarda-chuva deve sair do armário, pois o tempo vai mudar. A previsão é de céu fechado com possibilidade de chuvas de baixa intensidade em alguns pontos isolados da cidade. A máxima será de 29 graus enquanto a mínima deve ficar na casa dos 16 graus.
Você pode gostar
Comentários