Wellington e Jéssica, ambos de 18 anos, passaram a noite na fila com o bebê de 8 meses - Alexandre Brum
Wellington e Jéssica, ambos de 18 anos, passaram a noite na fila com o bebê de 8 mesesAlexandre Brum
Por *Felipe Rebouças

Rio - Com taxa de desemprego de 15%, acima da média nacional (13%), o Rio de Janeiro terá hoje um evento em homenagem ao Dia do Trabalhador no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. A instuição Fazer o Bem Faz Bem vai oferecer 5 mil vagas de trabalho. Em busca de oportunidade, desde 6h de ontem, centenas de pessoas de todas as idades já faziam fila na porta. Além das vagas, a 'Festa do Trabalhador' terá ainda aplicação de 20 mil vacinas contra a gripe e febre amarela e shows.

O eletricista Noriemberg Silva Valle, 51, era o primeiro da fila. Morador de Bonsucesso, ele está há um ano desempregado e tem uma filha de 10 anos. "Espalhei vários currículos por aí, até agora nada. Minha geladeira parece a Cedae, só tem água", contou Valle, que puxava o grupo de desempregados na entrada Sul do estádio.

"Para comemorar e se sentir inserido na celebração desse feriado é preciso estar empregado", declarou Anderson Mesquita, presidente do Fazer O Bem Faz Bem, organizadora do evento, cujo intuito é levar experiências de aprendizagem e oportunidades de emprego às pessoas. Mesquita tem 24 anos e foi presidente do Diretório Acadêmico da Universidade Cândido Mendes, onde se formou como engenheiro de produção.

Mesquita revela que o evento de hoje segue os moldes dos demais promovidos por sua organização nas sedes da Cândido Mendes e nas favelas do Rio. "Promovemos cursos de violão, pizzaiolo e pré-vestibular em muitas comunidades do Rio. No Engenhão o público irá até nós", destacou.

O casal Jéssica Soares e Wellington Resende, de 18 anos, levou Micaela, de 8 meses, para a fila. O pai espera conseguir uma vaga de emprego para construir uma casa e criar a pequena ao lado da mãe. "Eu queria jogar bola, mas por conta da idade vi que não é mais possível. Estou em busca do meu primeiro emprego para levantar nossa casa e ter uma grana todo mês", disse o jovem de Santa Cruz.

Em parceria com o Botafogo, que cedeu o Engenhão, além da Universidade Cândido Mendes e do Sesc, a 'Festa do Trabalhador' cobra 1kg de alimento não perecível para entrada e terá shows, espaço de entretenimento para crianças e quiosques de comida popular.

EVENTOS NO DIA DO TRABALHADOR
Publicidade
QUEIMADOS
A Prefeitura de Queimados fará o tradicional evento de aniversário do motoclube Tarântulas e shows durante todo o dia na Praça dos Eucaliptos, no Centro.
Publicidade
MADUREIRA
Na Igreja São José da Pedra, na Rua Padre Lobato, serão oferecidos gratuitamente, de 9h às 13h, vários serviços com inscrição no CadÚnico, Bolsa Família, vacinação, orientações jurídicas e recreação infantil.
Publicidade
ENGENHO DE DENTRO
No Engenhão, a partir das 8h, serão oferecidas 5 mil vagas de emprego e distribuição de 20 mil doses da vacina contra gripe e febre amarela. JET Samba Black é uma das atrações musicais.
Publicidade
SÃO JOÃO DE MERITI
Das 9h às 14h, será realizada uma ação da Secretaria de Trabalho, na Praça dos Três Poderes, para agendamento de carteira de trabalho e documento de identidade, além de balcão de emprego e orientação jurídica a trabalhadores e pessoas em busca de oportunidade.
Publicidade
Também na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura, haverá show do cantor de pagode Ferrugem, a partir das 18h.
TIJUCA, DUQUE DE CAXIAS E PETRÓPOLIS
Publicidade
Evento promovido pelo Ministério do Trabalho, Sesc-RJ, Firjan e Confederação Nacional de Saúde disponibilizará diversos serviços como exames de DSTs e Hepatite B e C; emissão de carteiras de trabalho e identidade. Unidades Móveis SESI vão promover o cozinha Brasil e oficinas de artesanato.
Na Tijuca, o evento será das 8h às 16h na Rua Barão de Mesquita 539.
Publicidade
Em Duque de Caxias, a ação será na Praça da Apoteose, das 10h às 16h.
Já em Petrópolis, a inicitiva será no Sesc da Estrada do Calembe, em Nogueira, também das 10h às 16h.
Publicidade
SÃO GONÇALO
A roda de samba 'Filhos De Sinhá Convida Toninho Geraes' será no Sesc de São Gonçalo, das 15h às 17h. O evento terá os músicos Alaan Monteiro, Daniel Boechat, Guilherme Dizzy, Jair Silva, Simone Lial e Yuri Portella.
Publicidade
Planetário da Gávea de graça e cheio de atividades
Publicidade
O Planetário da Gávea, na Zona Sul, abre suas portas gratuitamente hoje, feriado do Dia do Trabalhador, para o carioca curtir a família e amigos no espaço.
Serão seis sessões de cúpula, incluindo uma especial, ao vivo, que terá a presença de um astrônomo. O profissional falará sobre o céu da cidade e sobre o que pode ser visto a olho nu (Júpiter, Marte e Saturno). Haverá ainda sessões na cúpula Galileu Galilei (digital) e na cúpula Carl Sagan (a maior do Brasil).
Publicidade
Além disso, o Museu do Universo estará aberto para visitação, com seus experimentos interativos e a Nave-Escola.
O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo 100, na Gávea. Existe estacionamento no local, por onde também passam diversas linhas de ônibus e o metrô na superfície.
Publicidade
Confira a programação
Museu do Universo
Publicidade
14h às 19h
Sessão de Cúpula
Publicidade
15h30: Uma aventura no Planetário
16h: A Janela Mágica
Publicidade
16h30: Revisitando o Sistema Solar
17h: O Aniversário do Pingo
Publicidade
17h30: Ao vivo com Astrônomo
18h: O Céu, Histórias e Estrelas
Publicidade
*Do estagiário Felipe Rebouças, sob supervisão de Angélica Fernandes
Você pode gostar
Comentários