Operação Militar do Exército na Comunidade Batan em Realengo. O exército estava presente no local efetuando patrulhas com jipes dentro da comunidade, com presença também muitos soldados de tanques e caminhões. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia - Daniel Castelo Branco
Operação Militar do Exército na Comunidade Batan em Realengo. O exército estava presente no local efetuando patrulhas com jipes dentro da comunidade, com presença também muitos soldados de tanques e caminhões. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco
Por O Dia

Rio - O Comando Conjunto da intervenção, em coordenação com a Secretaria de Estado de Segurança, realiza, na tarde desta terça-feira, feriado do Dia do Trabalho, uma operação nas comunidades do Curral das Éguas, Fumacê, Muquiço, Palmeirinha, Batan, Minha Deusa, Parque das Nogueiras, Vila Vintém, Promorar I e II e Triângulo. As ações de segurança ostensiva, apoiada pelas polícias Militar e Civil, acontecem em favelas das regiões de Guadalupe, Realengo, Deodoro e Vila Militar, nas zonas Norte e Oeste da cidade.

De acordo com o Comando Conjunto, as ações têm por objetivo principal melhorar as condições de acessibilidade para que o patrulhamento ostensivo das Forças Armadas — que já vem sendo realizado em apoio à Polícia Militar – possa ser expandido àquela região da cidade.

Em algumas das comunidades as ações podem envolver cerco, remoção de barricadas, revistas de veículos e de pessoas, e estabilização dinâmica da área — movimentação que diminui o risco de confronto com a chegada das tropas.

A Polícia Militar realiza bloqueios em determinadas vias de acesso da região. A Polícia Civil apoia por meio da checagem de registros criminais e poderá, eventualmente, cumprir mandados de prisão ou de busca e apreensão em endereços específicos.

Você pode gostar