Incêndio atinge galpão na Avenida Brasil - Reprodução Centro de Operações Rio
Incêndio atinge galpão na Avenida BrasilReprodução Centro de Operações Rio
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão, na Avenida Brasil, perto do Viaduto do Gasômetro, na manhã desta quarta-feira. O estabelecimento reunia alegorias das escolas de samba Unidos da Ponte e Lins Imperial. De acordo com as primeiras informações, o terreno era da Império da Tijuca, mas teria sido cedido para as outras duas agremiações. Ao lado do depósito, há um galpão de combustíveis. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h30 e às 8h15 ainda estava no local. 

 

Segundo testemunhas, as chamas teriam sido provocadas por moradores de rua que manuseavam e queimavam fios de cobre encostados no muro do galpão. Não há relatos de feridos. Identificado apenas como Alberto, um idoso, de 86 anos, foi retirado do local antes do fogo se alastrar pelo estabelecimento. Ele trabalha para a Lins Imperial há dez anos e morava no galpão há um mês.

"Acordei com explosões. Se não fosse o dono do bar [um comerciante que socorreu o idoso], eu tinha morrido queimado. O fogo começou na Avenida Brasil e logo se alastrou aqui para dentro", completou.

Alberto vivia no depósito com um gato e um cachorro. A Guarda Municipal encontrou o gato com queimaduras e o levou para a Clínica Veterinária da Mangueira. Já o cachorro conseguiu ser resgatado. O comerciante Nei Silva, de 65 anos, relatou muita correria no local no momento do incêndio. "Eram pelo menos três moradores de rua que colocaram fogo. Quando vimos, o fogo estava muito alto, começamos a bater na porta pra chamar o seu Alberto. Foi uma correria, explosões muito fortes. Ficamos preocupados em salvá-lo", afirmou.

A fumaça foi vista em diversos pontos da cidade, inclusive da Ponte Rio-Niterói. Segundo o Centro de Operações Rio, a pista lateral da Avenida Brasil foi interditada entre 6h30 e 8h40, e houve retenções no local. O COR pede que os motoristas que seguem para o Centro optem pela Linha Vermelha. Há também a opção de acessar região de Benfica, através da Avenida Brasil, e ir pela Radial Oeste.

Em nota, a diretoria da Unidos da Ponte confirmou que havia alegorias e adereços da escola dentro do barracão, mas disse que ainda não sabe o motivo do incêndio. "Apenas uma das alegorias da Unidos da Ponte foi atingida pelo incêndio, que queimou esculturas soltas e parte da estrutura do barracão. Ainda não é possível calcular o prejuízo causado pelo incidente, mas a diretoria da Unidos da Ponte já está mobilizada no sentido de recuperar os danos e dar seguimento aos trabalhos visando o Carnaval 2019", completou o presidente da agremiação, Rosenberg de Azevedo.

Você pode gostar