Marielle estava com assessora e motorista, que também morreu - divulgação
Marielle estava com assessora e motorista, que também morreudivulgação
Por Bruna Fantti

Rio - A Polícia Federal não conta com um sistema de controle de armas e munição desviadas da instituição. Via Lei de Acesso à Informação, O DIA solicitou o número de tais itens que foram extraviados do órgão nos últimos 15 anos. No entanto, a PF disse que não faz a contabilidade da quantidade dos desvios e somente abre inquéritos quando constata o crime.

Munição desviada da Polícia Federal, aliás, foi usada para matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em março deste ano. As siglas 'ANP/DPF (Academia Nacional de Polícia/Departamento de Polícia Federal), impressas nos cartuchos, levaram os peritos a essa constatação. Na ocasião, o ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que, somente daquele lote, comprado em 2006, "a Polícia Federal já abriu mais de 50 inquéritos por conta de munição desviada".

Munição do mesmo lote foi também utilizada em chacinas em São Paulo e no Rio. Um escrivão federal chegou a ser citado por Raul Jungmann como o autor confesso do desvio da munição, mas disse que as informações passadas pelo ministro são inverídicas.

Compras

Entre 2006 e 2018, a Polícia Federal gastou R$ 89 milhões na compra de cartuchos, de acordo com o Portal de Transparência do Governo Federal. Do total, cerca de R$ 9 milhões em munição foram destinados para a ANP, responsável por treinamentos tanto da PF quanto de outras polícias.

Como justificativa para negar o pedido da quantidade desviada, o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, afirmou que "os sistemas utilizados para registros de ocorrências não trazem anotações específicas sobre tais informações, inicialmente sendo inviável a distinção, por meio de relatórios do sistema, de estatísticas especificamente relacionadas a armas e munições do órgão".

Para negar o pedido, Rogério Galloro, que assumiu em março a direção da PF, disse que "para viabilizar o atendimento, seria necessário consultar, um a um, centenas de inquéritos referentes a tipos penais relacionados, em todo o país". Por fim, indeferiu o pedido "tendo em vista a necessidade de trabalho adicional desproporcional de análise".

Controle da munição na PM

Desde 2016, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro possui o controle do uso de munição em operações, treinamentos e até as desviadas. Todas são contabilizadas em um sistema informatizado. Se o comando da corporação quiser saber o número de unidades extraviadas em um batalhão, por exemplo, basta acessar o programa.

Em 2015, o chamado Sistema de Material Bélico, que faz o controle das armas e munições da corporação, foi tema de debate em CPI na Assembleia Legislativa do Rio. Na época, o então chefe do Estado-Maior operacional da PM, coronel Lima Freire, disse que, entre 2012 e 2014, o sistema não funcionou como deveria. No período, 222 armas e 2,5 mil munições foram desviadas da corporação.

Você pode gostar
Comentários